Não espere neste artigo por uma fórmula mágica de ganhar dinheiro. O que pretendemos oferecer, na verdade, são práticas comuns e bastante utilizadas por grandes e médias empresas em tempos de crise.
O fato é que diante de tantas notícias negativas sobre fechamento de empresas, perda de faturamento nos negócios e alta na taxa de desemprego, muitos empresários acabam olhando apenas para os pontos baixos deste período delicado da economia.
Obviamente não é o momento de se manter a parte da situação e não encarar a fase complexa que o país está vivendo.
Todavia, sabemos que a história mostra que foram justamente em períodos de crise generalizada que grandes empresas surgiram ou se reinventaram se tornando ainda mais relevantes no mercado.
Empresas que reverteram a crise e se tornaram um sucesso!
Um ótimo exemplo de empresa que cresceu os negócios no meio da crise foi a Nestlé. Nos 1930 houve uma grande queda na procura do café prejudicando os produtores brasileiros. Milhares de sacos de café tiveram que ser destruídos por estarem estragados.
Neste período conturbado, a Nestlé teve a ideia realizar no café o mesmo processo que já era executado com o leite, criando o Nescafé. O produto foi um sucesso na Europa alavancando as vendas vertiginosamente. Atualmente, o Nescafé é o produto mais valioso da marca.
Outro bom exemplo é a Airbnb. A empresa norteamericana surgiu na intensa crise mundial de 2008. A ideia os fundadores foi criar uma forma mais econômica e comunitária das pessoas encontrarem imóveis. Nem precisamos enfatizar como essa iniciativa foi sucesso que se alastrou pelo mundo.
Poderíamos citar vários outros cases, mas iremos nos ater apenas a estes exemplos para você entender que é possível vencer e sobressair à crise.
Para saber como seguir esse processo, temos algumas dicas úteis para você observar e tirar bom proveito para o seu empreendimento.
1 – Recrute talentos para o seu negócio
Muitos profissionais de destaque são disputados pelas empresas em períodos de alta na economia e, por isso, acabam sendo altamente seletivos e difíceis de serem agregados à equipe pelo elevado custo de trabalho.
Entretanto, diante da crise estes mesmos profissionais podem estar disponíveis e passíveis de negociação. Portanto, a situação crítica gerada pelo Covid-19 pode colaborar para você recrutar talentos que farão toda a diferença no seu negócio.
Lembrando que o gestor da AMBEV disse uma vez que se acontecesse uma guerra e as empresas do grupo viessem a desaparecer, a corporação se reergueria em pouco tempo e com o mesmo sucesso de antes, justamente pelas “cabeças” que estão por detrás da operação.
Tenha em mente que uma empresa se faz com pessoas. O maior diferencial que seu negócio pode dispor são profissionais fora da média.
2 – Aquisições de empresas e fusões podem ser uma solução vantajosa!
É também diante da crise que aquisições de grandes empresas como também processos de fusões são realizados fortalecendo ainda mais os negócios.
Quem não se lembra da fusão da Sadia e da Perdigão formando o grande grupo alimentício BRF Food ou da compra da Chrysler pela FIAT.
Portanto, a crise pode apresentar a sua empresa ótimas opções de crescimento e de ampliação de fronteiras.
Não apenas no que se refere a empresas, mas de forma geral, os preços de produtos e serviços tendem a cair vertiginosamente.
Para quem tem capital guardado ou acumulado, essa é a hora de obter vantagens comerciais, fazer aquisições de insumos a preços baixos e negociar preços.
3 – Novos projetos e ampliação das áreas de atuação do seu negócio podem ser uma boa!
Se você está lendo este artigo e está pensando que essas “oportunidades” só surgem apenas para grandes empresas ou para aqueles que possuem muito capital acumulado, está redondamente enganado.
Um bom exemplo que precisamos citar é de uma profissional trainer de Belo Horizonte. Antes da quarentena ela realizada atendimentos individuais com os clientes.
Devido às restrições de distanciamento imposta pelo Covid-19, ela passou a dar aulas em grupos privados nas redes sociais. Com a divulgação online, a educadora do ramo fitness passou a dispor de milhares de alunos.
Tornando o serviço que antes era restrito a um negócio escalável. Atualmente a mineira ganha 10 vezes mais que o faturamento antes da quarentena.
Avalie o público, perceba as novas necessidades que surgiram e que precisam ser supridas. Remodele seu negócio para atender os clientes e as novas mudanças que foram geradas no mercado. Talvez seja o momento de modificar sua empresa ou quem sabe criar novos produtos ou serviços!
Reflita, quem sabe essa crise seja sua grande oportunidade de ouro!