Ter uma escola sustentável é evitar desperdícios, reutilizar materiais, incentivar a conservação ambiental, atuar de forma sustentável. Quer entender o conceito com exemplos práticos? Confira artigo completo

Nada melhor que ensinar e praticar a sustentabilidade onde os pilares da sociedade estão sendo construídos. A educação ambiental não deve ser apenas uma escolha, mas uma responsabilidade das organizações que estão construindo e transmitindo o conhecimento.

Além disso, faz parte da pauta dos parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) do Ministério da Educação o ensino de práticas sustentáveis aos alunos. Trata-se do processo conhecido como ecoalfabetização.

O que é uma escola sustentável?

A conservação do meio ambiente deve fazer parte da cultura, dos processos e o ensino das Escolas Sustentáveis.

Em linhas gerais, a Escola Sustentável é uma organização que adota uma postura de preservação do meio ambiente em diferentes âmbitos de atuação preconizando o bem estar da atual e das próximas gerações.

Escola Sustentável:  Evita desperdícios

Antes de pensar em mudar a estrutura do prédio, colocando placas solares, escoamento da água da chuva, entre outras mudanças que também são muito importantes, é preciso começar do básico. Evitar desperdícios é a ação intrínseca de qualquer empresa que procura ser sustentável.

Os gastos desnecessários é uma agressão ao meio ambiente e um problema para a operação financeira da instituição. Ao evitar desperdícios você estará colaborando para a boa imagem da sua escola, irá reduzir custos e ajudar a preservar o meio ambiente.

Veja algumas ações práticas podem ser tomadas para reduzir desperdícios dentro das escolas.

1ª prática Escola Sustentável: Reduza a papelada!

É quase impossível olhar o ambiente escolar e não ver uma quantidade considerável de papel. Provas, boletins, avisos, exercícios e tantas outras atividades tornam o papel um insumo essencial no universo da educação, mas será?

Uma dica importante para evitar desperdícios e ser uma escola sustentável é utilizar o máximo possível o envio de arquivos online. Ao invés de enviar avisos impressos, faça uso de aplicativos, ferramentas online, ou canais de comunicação que não precisem de impressão.

Essa mesma estratégia pode ser usada para várias atividades, como boletins e na chamada.

Outra opção muito viável é a Gestão Eletrônica de Documentos – GED, onde é possível garantir o uso de documentos digitais, por meio de assinaturas eletrônicas e arquivamento em nuvem. O GED é a maneira mais inteligente para substituição de arquivos impressos

Além de reduzir custos com o papel, você ganhará espaço e terá mais acessibilidade às informações.

2ª prática Escola Sustentável: Aproveite a Iluminação Natural

A energia elétrica é um dos grandes custos das escolas. Aproprie-se de ambientes mais claros, como paredes brancas e tons suaves que facilitam a propagação da luz.

Janelas amplas também trazem mais vazão a luz natural e reduzem o uso da luz artificial.

Mudanças como essas além de contribuir para uma escola mais sustentável também geram um ambiente favorável aos estudos.

3ª prática Escola Sustentável: Cuidado com vazamentos de água e uso equipamentos antigos

A manutenção é essencial para evitar desperdícios. Muitas empresas deixam de fazer pequenos reparos evitando gastos, mas a questão é que vazamentos no final das contas pode tornar os custos muito mais altos.

Outro vilão da economia são aparelhos antigos ou em mau funcionamento como geladeiras, freezers, impressoras. Esse tipo de máquina pode aumentar o consumo de energia, ou de insumos.

Um dos benefícios da modernidade é que as marcas têm criado equipamentos cada vez mais econômicos e eficientes.  Portanto, há aparelhos mais novos e modernos.

Controle de estoque: há um controle de estoque na sua escola? Você sabe tudo que tem sido gasto com impressão, cola, canetas e etc? A falta de controle é um dos principais agentes para o consumo desenfreado.

Estipular metas e quantidades que podem ser usadas durante um intervalo de tempo trazem organização e conscientização aos envolvidos.

Há alguns sistemas que facilitam o processo de controle, como por exemplo de gerenciamento de cópias. Nesse tipo de ferramenta há formas de limitar a quantidade de impressão e monitorar quem está utilizando as máquinas e com o que está sendo gasto.

Empresas ligadas ao outsourcing oferecem esse tipo de serviço que facilitam diretamente na redução dos custos.

Escola Sustentável: Tenha a sustentabilidade no espaço físico da sua escola

Há algumas reformas que podem ser implementadas ao longo do tempo que contribuem diretamente para sua escola se tornar sustentável. E se você ainda está na parte de criação do projeto, melhor ainda!

4ª prática Escola Sustentável Reutilização da água da chuva!

O uso da água da chuva pode ajudar a diminuir custos com água dos banheiros, da irrigação das hortas, na limpeza de pátios, entre outras áreas da sua escola.

5ª prática Escola Sustentável: utilize placas solares!

A implementação de placas solares ainda que possuam um custo elevado no início do projeto, ao longo do tempo reduzem o custo geral ligado à energia artificial.

E o mais importante não agride o meio ambiente!

6ª prática Escola Sustentável: Uso de dispositivos de controle de consumo

Sensores de presença, dispositivos que ajudam a controlar a vazão da água, entre outros mecanismos são um ótimo auxílio para construção de uma escola sustentável e para a redução do uso de recursos naturais.

Escola Sustentável: Comunique e estimule a sustentabilidade no meio dos alunos

7ª prática Escola Sustentável: Divulgue a sustentabilidade!

 Crie placas de incentivo a preservação ambiental, faça palestras educativas, envie informações úteis aos alunos sobre o meio ambiente, faça jogos e competições voltadas para a conscientização. O uso do endormarketing é essencial para criação de uma cultura sustentável.

8ª prática Escola Sustentável: Crie hortas coletivas

Uma boa maneira de praticar a sustentabilidade nas escolas é a horta coletiva. Essa simples ação ajuda os alunos a aprenderem no dia a dia o respeito a natureza e os cuidados com o meio ambiente.

9ª prática Escola Sustentável: Tenha Coletores de lixo seletivo

Obviamente algo que não pode faltar são recursos que facilitam as práticas sustentáveis pelos alunos. Portanto, os coletores seletivos de lixo são praticamente uma obrigação de qualquer instituição de ensino.

10ª prática Escola Sustentável: Ensine valores sustentáveis

A sustentabilidade precisa estar presente nas aulas, no discurso, no ensino, e em tudo que for necessário para ser fixada e compreendida pelos estudantes.  A escola precisa respirar sustentabilidade no dia a dia. Portanto, ensinar os valores é fundamental para uma instituição consciente!

 

Deixe seu Comentário