Conheça sua persona, elimine pontos fracos, atenda a uma demanda específica do mercado e invista na divulgação. Trabalhe nestes quatro aspectos e seu negócio será construído sob uma base sólida de crescimento
Expandir os negócios é o sonho de qualquer empresário. A maioria está à procura da ideia de ouro que irá alavancar as finanças ou da grande estratégia de inovação que trarão novos olhares para a empresa.
Todavia, boa parte do crescimento está mais ligado a ações práticas que dão solidez aos negócios que ser o Steve Jobs dessa geração. É mais fácil crescer com ações que reduzem erros, que fórmulas mágicas de crescimento.
Quem vive o dia a dia do empreendimento sabe muito bem o que estamos falando. Por essa razão, reunimos algumas estratégias utilizadas e sugeridas por especialistas focados em gestão.
Essas ações funcionaram em diversos tipos de empresas e provavelmente serão úteis para você também.
Conheça a sua persona
A persona é diferente de público alvo. No público alvo, você seleciona um grupo de critérios superficiais do seu consumidor e coloca em uma planilha, já a persona, você conhece os hábitos, interesses e desejos do seu comprador.
Por que isso é importante? Quanto mais você entender o seu cliente, melhor será o seu produto/serviço e mais utilidade será agregada. Não adianta fazer um bolo glamoroso em ingredientes caríssimos, se o que o seu cliente queria era algo caseiro e simples.
Um bom exemplo a ser pensado é a relação do preço. Muitas pessoas acham que ter um preço baixo é um diferencial competitivo e por isso, abusam dessa estratégia no marketing, mas e se o seu cliente estiver mais interessado na diferenciação? Então para ele é muito mais relevante pagar mais, para ser único, a ter um preço baixo.
Ou quem sabe o que ele mais aprecia é a qualidade? Então cuidado ao agir pelos “achomêtros”. Entenda bem o seu cliente e depois reveja seu negócio e o marketing que tem sido propagado.
O que há para melhorar?
Melhor do que avançar é errar menos. Não adianta abrir várias unidades da sua empresa, se em todas há uma constante de falhas. Pensando nessa questão, sugerimos a matriz SWOT. É uma estratégia prática que lhe dá um raio-X da sua empresa.
Dessa forma, você consegue pontuar os pontos negativos e positivos. Para isso, você precisará do seu cliente como aliado. Ele é a melhor pessoa para dizer no que você precisa melhorar.
Não ignore as reclamações que foram feitas ou que ainda serão ditas. Elas são valiosas para o aperfeiçoamento do serviço/produto.
Foco sempre!
Muitas empresas nascem com a ideia de fazer tudo para todos. Algumas delas, descobrem, no meio do caminho, que precisam se concentrar em apenas um produto e serviço, se quiserem crescer.
Oferecer e/ou fazer tudo para todos só vai transformar a sua empresa em uma generalista.
Quando seus clientes compram e/ou terceirizam algum serviço, eles querem fazer negócios com empresas especialistas em seus mercados. E você precisa ser visto como um grande especialista, se quiser continuar crescendo.
Use a internet a seu favor
Você pode ter uma padaria na esquina de uma cidade pequena que ainda assim a internet é muito valiosa para o seu negócio. Há uma série de possibilidades que o marketing digital pode proporcionar, como mostra de produtos, interação com clientes, venda para novos públicos, exibição da marca, fidelização do cliente.
Explore, pesquise e se possível tenha um profissional capacitado para te auxiliar. A internet pode tanto te ajudar na venda direta quanto indireta. o que isso quer dizer? Que mesmo que seu consumidor não vá comprar em um site ou rede social, ele pode interagir com seu negócio por via online, como reserva de um produto ou contato com sua empresa.
Outra dica é testar. veja os meios mais vantajosos para sua marca ser explorada. Para isso, é importante a experiência. Verifique o que pode favorecer seu negócio. Nem sempre o que está em alta, será o seu ponto forte. Portanto, você só saberá após ter experimentado diferentes abordagens online. Registre dados e compare informações para fazer a melhor escolha.
Entenda que na internet quase tudo pode ser mensurado. São as análises de dados que lhe indicarão o melhor caminho. Por isso, boa sorte, foco e muito sucesso em 2022!