Inicie o ano com sua empresa organizada e pronta para novos desafios

O sentimento de renovação que surge no início do ano não terá proveito para os seus negócios, se a “casa está desarrumada”. Bons projetos só são frutíferos em um ambiente propício ao crescimento, ou seja, com todas as condições necessárias para sua execução.

Antes de criar o planejamento estratégico para 2022, organize sua empresa internamente. Aproveite os recessos para fazer um check list de tudo que foi proveitoso e o que precisa ser aperfeiçoado no ano que está por vir.

Para te ajudar nessa tarefa, temos algumas dicas simples que podem ser implementadas por pequenos negócios à grandes empresas.

  • É hora de visitar a caixinha de reclamação

Ninguém aprecia um cliente reclamão, mas é ele quem dirá a você os pontos fracos da sua empresa. Muitas pessoas estarão insatisfeitas com seu produto/serviço, mas simplesmente deixaram seu negócio sem dizer adeus. Por isso, fique contente por aqueles que reservam um tempo para queixar-se com sua equipe.

Avalie com calma as reclamações e vejas se elas procedem. Para isso, confira se há outras semelhantes e seja racional ao aferir internamente e decidir se é ou não necessário mudar.

Se na sua empresa não há um espaço ou formas viáveis do cliente deixar suas avaliações, crie mecanismos no próximo ano. É possível fazer de forma virtual, no site, redes sociais ou com métodos físicos como caixinhas de opinião.

Esses canais estimularão a opinião do consumidor. Aproveite também para ver os elogios. Se não houver, isso é um sinal vermelho de que a “casa” precisa urgentemente de transformações significativas.

  • Automatize!

Em um mundo onde tudo precisa ser rápido, não há espaço para lentidão. Você sabia que vídeos no Youtube que demoram mais de 10 segundos para serem abertos, são abandonados pelos internautas?

Agilidade é necessária para toda empresa que procura satisfazer seu público. Muitas vezes rapidez está diretamente ligada a automação. Processos que são mecânicos precisam ser automatizados e simplificados. A automação não é uma ação somente para indústrias, mas pequenas empresas podem automatizar muitas das tarefas repetitivas, como ações de marketing e processos no setor de cópias.

Desde a impressão ao funcionário que irá imprimir. Tudo pode ser automatizado e controlado a distância. A gestão eficiente do setor de cópias permite que a empresa controle os gastos e monitore a eficiência das impressoras. Essas ações estão atreladas ao serviço conhecido como outsourcing de impressão.  

  • Fuja das burocracias

Sabe aquela demanda que precisa passar de fulano para beltrano e depois voltar para ciclano? Agora que você está organizando a casa, veja o quanto a sua empresa é burocrática. Burocracia é sinônimo de lentidão e um verdadeiro empecilho ao avanço.

Organize seu negócio para colocar em cargos estratégicos pessoas de confiança. Gere autonomia à sua equipe para as funções relevantes para os processos diários.

Caso se sinta inseguro para delegar autoridade, talvez sua equipe precise ser reavaliada ou a sua gestão. Esse é o momento ideal para pensar e refletir no que pode estar dando errado.

  • Digitalize

Como estão organizados os documentos e arquivos da sua empresa? É uma pilha de papel em uma salinha do canto? A digitalização de documento é essencial para acessibilidade, clareza e segurança de documentos importantes.

Hoje existem softwares de proteção e acesso a esse tipo de materiais. Você consegue monitorar e controlar quem, o que e quando acessa.

  • Comunicação foi clara?

Como foram as metas de 2021? Foram claras? A comunicação interna foi bem estabelecida? Sua equipe esteve alinhada à gestão?

Veja quantos objetivos foram cumpridos e quais nem chegaram a sair do papel. A comunicação é essencial para o crescimento como um todo da empresa. Uma comunicação clara precisa ser comunicada de diferentes formas e repetidamente.

Organize reuniões pontuais, crie boletins eletrônicos de informação, bonificações de incentivo, e deixe que os alvos do seu negócio fiquem claros a todos aqueles que prestam serviço ou trabalham para você.

  • Analise os processos

Para avaliar esse tópico do seu negócio você precisa fazer sem pressa. Veja o caminho que o seu produto/serviço precisa passar.

Escreva desde a etapa inicial, até os envolvidos em cada um dos processos de execução. Confira fornecedores, prestadores de serviços até a entrega final para o seu cliente. Após desenhado toda a linha de processos, veja:

  • Todas os processos que o serviço/produto passa são necessárias? Há algo que pode ser otimizado ou simplificado?
  • Os fornecedores (caso tenha) possuem o melhor preço do mercado? Existem outras empresas que entregam com preço melhor ou com mais qualidade?
  • Alguma tarefa pode ser automatizada?
  • Qual etapa tem apresentado mais problemas?

Feito tudo isso, deixe a pergunta mais importante para ser respondida no final. “O que podemos fazer para deixar tudo ainda melhor?”

 

Não vá com pressa para 2022. É melhor arrumar a casa, que começar novos projetos sem estrutura para fazê-los decolar! Boas festas e bons negócios!

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