Um bom gestor sabe que nenhuma tecnologia de ponta ou software avançado podem substituir o valor de um colaborador. Uma empresa de sucesso se faz com profissionais de alto nível. As ferramentas só serão úteis quando há mentes relevantes por detrás delas, por isso o funcionário ainda é a alma da empresa.
A questão é que lidar com pessoas e conflitos de equipe é um caminho pedregoso para ser trilhado. Colaboradores podem trazer uma série de problemas, desde dificuldades de relacionamento entre equipe a pouca produtividade e capacidade do exercício de uma função.
Listaremos, portanto, os problemas mais genéricos relacionados a funcionários e as principais orientações para resolvê-los. Fique atento às orientações, uma vez que para o bom andamento da sua empresa, você precisa ter uma equipe engajada e alinhada com os objetivos e valores do seu negócio.
1- Descubra a real causa do problema
Antes de tentar criar soluções, você precisa entender a verdadeira causa do problema. Por exemplo, um funcionário com baixa produtividade pode ter inúmeras razões para ele não estar apresentando bons resultados, como problemas pessoais, desmotivação com a empresa, falta de capacidade técnica para o exercício do ofício, falta de treinamento, entre outros motivos. Cada uma dessas questões pede uma resposta diferente.
Neste sentido, um diagnóstico mal feito levará a uma resolução inadequada. Uma boa dica é conversar com o gestor da equipe para uma análise mais assertiva. O gestor é o profissional que lida diariamente com o colaborador, portanto poderá apresentar sugestões mais reais do problema.
Há também possibilidades do problema estar ligado à empresa e não ao funcionário. Neste caso, a solução precisa ser interna e não externa como se imaginaria.
2- Converse com seu colaborador
Diálogo transparente pode te levar a resolver não apenas o problema pontual do funcionário, como criar métodos para sanar questões sistêmicas ligadas aos processos do seu negócio.
Além de entender o outro lado, a conversa aberta mostra valorização do individuo e honestidade nas relações da empresa. Um simples feedback pode mudar a postura do seu funcionário e até mesmo resolver o problema.
3- Crie programas de incentivo
O ser humano é movido a incentivos. As bonificações nem sempre precisam ser financeiros, folgas, viagens, cupons para bons restaurantes podem apresentar valor semelhante ao dinheiro extra.
É importante destacar que os programas de incentivos precisam apresentar valor para o seu colaborador. Não adianta criar bonificações que sejam vantajosas apenas para a empresa que os resultados não serão positivos.
Pense no que seu colaborador realmente valoriza e a partir daí proponha bonificações que sejam positivas para ambas as partes.
4- Metas e métricas trazem clareza e estimulam resultados
Números e análises de desempenho ajudam a demonstrar os resultados reais da sua equipe. Quando você analisa os resultados, tanto o funcionário quanto a empresa passa a ter uma visão clara e empírica da produtividade da empresa.
As métricas são ótimos pontos de argumento tanto para o funcionário quanto para o gestor. É importante destacar que é preciso ter gratificação para resultados positivos, uma vez que a falta de valorização, gera desmotivação à sua equipe, como também para a empresa. Com resultados comprovados e claramente apresentáveis, facilitam a cobrança por melhorias e mudanças.
Outro ponto importante para ser destacado é que metas precisam ser claras e alcançáveis. É necessário fornecer todo o subsídio necessário para alcançar o alvo, como também propor metas possíveis de ser alcançadas.
5- A terceirização evita desgaste!
Um segredo para evitar problemas com funcionários é a terceirização. Quando você terceiriza uma empresa, você passa a ser cliente, portanto a tratativa e as cobranças são completamente diferentes.
De forma geral, a visão da empresa contratada é oferecer o melhor serviço possível, para se manter a frente da concorrência, portanto o gestor ganha em qualidade e eficiência. Outra questão é que as atividades e os resultados geralmente são contratuais, portanto muito mais fáceis de serem cobrados e exigidos.
Um bom exemplo são as empresas de outsourcing de impressão. Neste tipo de serviço, todo o setor de cópias fica a cargo de uma empresa terceira. Cada detalhe da impressão e responsabilidade fica a cargo de profissionais especialista no setor. A especialização gera mais produtividade e eficiência.