Para descobrir o motivo pelo qual sua impressora não está imprimindo, é necessário fazer um check list das causas mais comuns e verificar se alguns dos erros se aplica ao seu caso.
Para te auxiliar nesse processo, citaremos, a seguir, as razões mais recorrentes de falhas e como resolvê-las. Valide uma por uma e assim você descobrirá o problema da sua impressora
Tinta ressecada ou cartucho entupido
Você tem tinta na impressora e mesmo assim não está imprimindo? Isso pode acontecer, porque embora o cartucho esteja cheio de tinta, ele pode estar ressecado.
Neste caso, é possível tentar aquecer em banho maria, ou fazer a troca por um novo.
Outro problema, é que as vezes o cartucho de tinta colorida está cheio, mas o da preta não. Confirme se tanto a tinta colorida quanto a preta estão líquidas e com a quantidade necessária para impressão.
Arquivos pesados ou fila de impressão
Outro problema bastante comum é a impressão de arquivos com alta resolução ou com o tipo de papel inadequado.
Caso sua impressora seja um modelo mais básico, tente imprimir poucas páginas de uma vez, se o caso for imagens ou arquivos que realmente demandem uma impressão com mais qualidade.
Se a sua impressão for textos, mude para rascunho ou impressão rápida. Assim a impressão fluirá e não será interrompida.
Se a impressora não está respondendo, no menu “Iniciar” do Windows digite “Executar”. Na tela aberta, coloque o comando “services.msc”. Em seguida, ache o “spooler de impressão”, cujo representa o serviço do Windows que controla a fila de impressão. Clique com o botão direito e depois em “Parar” ou “Interromper Serviço”. Espere o spooler ser interrompido. Posteriormente, clique novamente com o botão direito sobre o mesmo e em seguida selecione “Iniciar”.
Cabos desconectados
Outra causa muito comum de erros da impressão são cabos desconectados ou não afixados corretamente. Desligue a impressora e o computador, confira os cabos, conecte-os novamente e após 15 minutos, ligue ambos os aparelhos.
Se o problema for, a falta de comunicação entre o computador e a impressora, o problema estará resolvido.
Falta de limpeza
A causa mais comum para erros de impressão é a falta de limpeza. Antes de tentar ir passando produto na sua impressora, primeiro utilize o próprio comando da impressora
Utilize o comando de limpeza da impressora
A maioria das impressoras possui um comando automático de limpeza, esse processo será executado pelo software da máquina que fará uma espécie de check-up dos principais componentes (cabeça de impressão, bicos de tinta e cartucho).
Outro benefício é que o comando de limpeza possibilita que a saída da tinta seja feita corretamente, conforme a programação do sistema.
Limpe em volta da máquina
Retire com frequência poeira e a sujeira em volta do aparelho com pano seco. Nessa etapa você irá desligar a impressora para fazer a limpeza da máquina sem que nenhum comando esteja em operação ou posso ser interrompido.
Retire o cartucho de tinta
Para as impressoras do modelo jato de tinta, retire o cartucho e faça a limpeza da cabeça de impressão utilizando um cotonete seco. Não use nenhum produto neste processo. Apenas a remoção do excesso de tinta já ajudará a máquina funcionar corretamente, caso esse seja o problema.
ATENÇÃO! Não toque no carrinho de impressão ou na cinta codificadora, já que isso pode danificar a impressora.
Impressora errada
Quando se trata de empresas, é bastante comum que o colaborador envie o arquivo para a impressora errada, ou seja uma máquina que está desligada ou que já está imprimindo arquivos de outro computador.
Para tornar uma determinada impressora padrão, vá em “configurações de impressoras”, clique sobre a máquina que você deseja priorizar e peça para o sistema para defini-la como padrão.
Como não ter dor de cabeça com impressora na sua empresa?
É comum impressoras apresentarem alguma falha, mas esse tipo de erro em ambientes corporativos atrapalham a rotina e reduzem a produtividade do negócio. Para resolver essa questão e deixar a equipe livre para se ocupar as demandas mais relevantes, muitas organizações têm optado pelo outsourcing de impressão.
Neste modelo de serviço, uma equipe de especialistas em impressão se encarrega de cuidar de fazer todas as ações ligadas ao setor de cópias, desde a recarga do cartucho, até a destinação dos resíduos ligados a impressão.