Há uma parte significativa do empreendedorismo que está relacionada ao instinto do indivíduo. Muitos empresários são natos, possuem em sua própria personalidade características que o tonam um ótimo empreendedor.
Um bom exemplo é o apresentador e empresário Sílvio Santos. Ele é conhecido nos bastidores por seguir e inventar as próprias regras. Em vários momentos de crise, Sílvio se reinventou e conseguiu colocar novamente os negócios nos eixos. Essa situação se percebe com certa frequência no universo de grandes empreendedores.
Ainda que algumas particularidades fazem parte da essência do empresário, muito conhecimento pode ser aprendido e repassado a partir de histórias e lições que valem a pena ser registradas e replicadas.
Reinvista sempre que possível!
Uma orientação que Alexandre Costa, CEO da Cacau Show, traz é que o reinvestimento é o caminho obrigatório para crescer com solidez.
O empresário brasileiro reinvestiu diversas vezes na marca de chocolate e conseguiu construir uma produto de qualidade no país.
Todavia, Alexandre aconselha, a fazer tudo com os pés no chão e acrescenta que os primeiros lucros devem ser guardados para expandir o negócio. A ideia, portanto, não é buscar empréstimos ou fazer dívidas exorbitantes, mas tentar fazer da própria empresa o caminho seguro para o investimento.
Descubra as carências do mercado
Nada melhor que entregar ao mercado aquilo que ele precisa e ninguém mais tem a oferecer. É muito comum as histórias de grandes empresas terem surgido de necessidades ou percepções pessoais sobre carências da economia.
Um bom exemplo é Ozires Silva. Ao chegar à fase adulta e iniciar a carreira, o empresário não encontrou nenhuma escola de aviões no Brasil. A partir do seu sonho e percebendo a falta que havia no mercado, começou uma longa e difícil jornada de criação da primeira empresa brasileira de aeronáutica, a Embraer.
Seja o melhor e tenha os melhores
Não basta ter bons investidores ou sócios, mas pessoas que têm a mesma visão e energia para investir no negócio que você. É o que aponta o fundador da MC Donalds, Ray Croc.
Em momentos de crise, essas pessoas farão o melhor e serão o melhor para tornar a empresa saudável novamente. Não só em momentos de dificuldade, como também para grandes decisões, avanços e inovações no negócio.
A AMBEV é outro bom exemplo de marca que busca sempre os melhores. A empresa brasileira oferece os salários mais elevados do mercado e possui um processo rigoroso e de excelente qualidade para contratação de funcionários.
Risco faz parte de bons negócios!
É difícil citar os grandes empresários e não mencionar o fundador do Facebook. Uma lição que Mark Zuckerberg ensina é que o maior risco é não passar por risco nenhum.
A economia por si só já traz suas fragilidades e mudanças, e todo empresário que procura apenas estar na zona de conforto, terá grandes probabilidades de deixar o negócio obsoleto e acabar ficando para trás.
Segundo o norte-americano, empresas a frente do seu tempo e que marcam gerações se arriscam em busca de grandes resultados.
Ouça clientes reclamões
Uma das premissas de Bill Gates é ouvir os clientes e estar atento às suas queixas. Segundo o multimilionário fundador da Microsoft, são os consumidores que trarão as melhores oportunidades de melhoramento e aperfeiçoamento do produto.
Criar canais de escuta e atendimento personalizado ao cliente faz toda a diferença na caminhada de crescimento de qualquer empresa.
Tenha relações que agregam
Responsável pela criação de um dos maiores conglomerados de comunicação da América Latina, Roberto Marinho se mostrou uma pessoa que valorizava bons conselhos.
Segundo informações de pessoas próximas ao empresário, ele procurava constantemente orientações e sugestões de pessoas relevantes ou que possuíam uma história para se inspirar.
A inovação precisa fazer parte da cultura
Para fechar as lições deste artigo, vamos ficar com a inovação. Não menos valiosa que as outras dicas, a inovação, segundo Jeff Bezos da Amazon precisa estar em bons quanto maus momentos.
Ela deve ser implementada principalmente em aspectos que os seus clientes valorizam. Uma dessas inovações é a automação que torna tudo mais rápido, prático e eficiente.
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