Resumo: Algumas boas práticas como investimento no marketing digital, especialização do ramo de atuação, automatização de processos e atividades repetitivas podem trazer melhorias profundas ao seu escritório

O número de escritórios quanto de profissionais do direito que atendem de forma autônoma têm aumentado consideravelmente no mercado. Diante de  um mar com tantas opções da advocacia, é crucial apresentar diferenciais para se manter competitivo e manter uma boa clientela.

A seguir, algumas ações que podem ser implementadas para se alcançar um escritório de advocacia de sucesso.

Especialização para se diferenciar dos demais

A diferenciação que o seu escritório precisa pode vir de uma especialização. O afunilamento em uma área específica te dará mais autoridade, credibilidade e conhecimento para atender os clientes.

Caso não tenha em mente uma área que queira se aprofundar, é uma boa oportunidade para pesquisar as principais necessidades do mercado.  Um bom exemplo são os crimes cibernéticos, que até então inexistiam e hoje tem crescido vertiginosamente.

Modernização do marketing muda tudo

Esqueça aquela velha ideia de cartela de clientes criada apenas por  indicação. É claro que a indicação é o melhor marketing, todavia você pode alcançar um público que não teria qualquer conexão com seu escritório a partir de uma boa publicidade.

Sabemos que o Código de Ética restringe algumas condutas com relação à publicidade dos serviços jurídicos. Todavia, é possível realizar essa divulgação, desde que de forma velada e seguindo o que é imposto pelo regulamento.

O fato é que o marketing jurídico vem trazendo resultados muito promissores para os advogados e, por isso, precisa ser atentado.

Nesse sentido, invista no marketing e avalie  inúmeras formas de divulgar seu trabalho de maneira a fortalecer e divulgar o nome do seu escritório.

Automatização de processos faz toda a diferença

Várias atividades que eram feitas de forma manual como atualizações na leis, mudanças nos decretos, acompanhamento dos processos, podem ser realizadas de forma automatizadas com softwares e aplicativos.

Não só na área jurídica, como também é possível automatizar ações do dia a dia do seu escritório; como o setor de cópias. Ao invés de gastar parte do seu tempo se ocupando com as questões ligadas à impressão, como manutenção, reposição de tintas, controle de cópias e etc, é possível deixar tudo a cargo de uma empresa de outsourcing.

Eles se encarregam de cuidar de cada detalhe e ainda apresentam reduções de custos de até 80%. É um ótimo meio para ganhar em tempo e dinheiro.

Como está o seu networking?

Valorize e invista no seu networking. Não apenas participe de atividades concernentes ao interesse do seu escritório, como também promova eventos que atraiam públicos de interesse.

Jantares, cafés, palestras, principalmente em segmentos específicos podem apresentar melhores resultados que muitas outras ações de captação de clientes.

Ofereça  produtos e não apenas serviços

Muitos escritórios de referência estão escalando serviços a partir de produtos, como cursos, e-books, aulas tanto para outros advogados quanto para pessoas comuns.

O produto online ou físico pode te ajudar a diversificar a forma de entrada do seu escritório e te ajudar em momentos de crise ou mudanças no mercado.

Atendimento personalizado e automatizado

Parecem duas ações contraditórias, como ter uma atendimento personalizado e ao mesmo tempo automatizado?

A verdade é que para algumas tarefas como envio de relatórios, atualizações do cliente, e cobranças de informações, o processo pode ser automatizado. Dessa forma, você ganha em tempo para investir em um atendimento olho a olho com mais dedicação e qualidade.

 

Essas foram algumas dicas simples que são praticadas por escritórios de destaque no mercado jurídico brasileiro. Espero que possamos ter te ajudado, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe sua opinião nos comentários.

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