Você já deve ter passado pela situação, assim como milhares de brasileiros, de desejar muito consumir um produto, mas por saber o quanto aquela empresa é desorganizada e não cumpre prazos, acabou desistindo.

É aquele tempo que você perdeu mandando mensagem no whatsApp e a marca não te deu atenção ou a encomenda que você fez chegou horas depois do combinado.

Empresas deixam de crescer ou até mesmo perdem clientes por serem desorganizadas.

Talvez o que estamos exemplificando acima seja justamente uma situação comum do seu negócio. A desorganização é coisa séria e pode te levar a ruína.

Descubra o que você pode fazer para mudar ou melhorar ainda mais a sua empresa.

 1- Estabeleça as prioridades!

Sabe quando você faz tudo e nada ao mesmo tempo? Isso acontece por não ter prioridades bem estabelecidas.  Pontue a lista de atividades mais importantes, concentre-se nelas e depois migre para outras ações.

O mais importante é começar e terminar uma tarefa. O reconhecimento do que é prioritário pode ser registrado para ser demandado na sua empresa como as atividades que precisam ser concluídas e que carecem de urgência em ser executadas.

Dessa forma, você garante que o mais importante não será esquecido ou deixado para trás.

2- Estabeleça processos

O estabelecimento de processos dão continuidade a dica anterior. Depois de organizar as prioridades, estipule a ordem que cada ação precisa ser feita. Não só a ordem, como o tempo de cada atividade.

Assim você tem uma visão geral do todo, tanto para ver o que pode ser aperfeiçoado, quanto o que pode ser retirado do sistema.

3- Tenha o espaço organizado

A organização de uma empresa começa em uma mesa de trabalho e se estende até uma sala de produtos de limpeza. O cérebro tende a funcionar melhor em ambientes organizados e limpos. É difícil ter uma empresa produtiva quando nada está em seu devido lugar.

Estipule lugares para armazenamento para os objetos necessários ao dia a dia da sua empresa. Assim fica fácil a manutenção da organização. Para facilitar ainda mais a organização, etiquete ou crie formas claras de identificação destes espaços e o que deve ser armazenado ali.

4- Fuja da papelada! Digitalize

O excesso de papeis colabora para a poluição visual, desorganização das informações e do ambiente. Digitalize o máximo de arquivos que puder. A digitalização ajudará na segurança do documento, como também permitirá que mais pessoas tenham acesso a informação ao mesmo tempo.

Hoje existem softwares específicos na proteção e gestão de documentos, como o GED.  A ferramenta proporciona formas de proteção restringindo e controlando os acessos.

5 – Automatize

Esqueça aquela velha agenda de papel, hoje há inúmeros aplicativos de organização como o Trello que facilita o acompanhamento  virtual das atividades e processos da equipe.

Outro exemplo, são  aplicativos específicos de agendamento de posts nas redes sociais que tornam tudo mais eficiente e otimiza o tempo.

Há também softwares mais robustos em áreas específicas do seu negócio como no setor de cópias. 

Basicamente há aplicativos para quase todo tipo de tarefa de gestão e organização. Veja quais são os seus maiores desafios e invista na automatização.

6- Controle a temporalidade de arquivos e documentos

A quantidade excessiva de arquivos impressos também  pode estar ligados a contratos, contas, extratos antigos que não possuem mais nenhuma utilidade para a empresa.

Uma boa dica para evitar documentos desnecessários é armazená-los por datas. Assim evitará que você tenha que consultar arquivo por arquivo para fazer o descarte. Bastará apenas acessar a pasta do ano e fazer a análise ou até mesmo colocar lembretes de quando os arquivos poderão ser descartados.

 7- Invista em uma boa comunicação

Outra causa da desorganização em empresas são as informações atravessadas ou confusas. Estabeleça canais específicos para comunicados ou transmissão de informações, como e-mails, mural digital, reuniões com gestores, grupos de avisos.

Os colaboradores precisam estar cientes de quando e como eles são informados dos principais avisos da empresa. 

 8- Estabeleça prazos e metas

 Para evitar atrasos na entrega do produto e serviço, é essencial que os processos internos da empresa estejam bem organizados e sistematizados.

Para isso, é preciso ter prazos do cumprimento de cada atividade, como metas amplas de produtividade do negócio como um todo.

Lembre-se que as metas e prazo precisam ser factíveis. Forneça o que sua equipe precisa para produzir no tempo e da forma certa.

As metas e prazos também permitem que o funcionário veja para onde ele deve e precisa caminhar.

9- Dê autonomia e estabeleça atividades claras

É difícil uma empresa ser organizada, quando as atividades não são claras e objetivas. Sabe aquele colaborador faz tudo?

Esse colaborador pode acabar deixando passar uma atividade muito importante, por justamente não se sentir o responsável por ela, mas apenas um quebra galho.

É bom ter um funcionário versátil, mas uma empresa precisa ter clareza no desempenho das atividades.

Outro entrave da organização e do bom funcionamento é ter que acionar um gestor a todo tempo. Os liderados precisam de autonomia no desempenho das suas atividades. Das mais relevantes às atividades mais simples, todas precisam ter um responsável pelo cumprimento e entrega delas.

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