Você sabia que uma das principais causas de problemas na impressora está relacionado a sujeiras e outros tipos de impurezas? Limpar corretamente sua máquina ajudará a reduzir gastos com manutenção, como também aumentar a durabilidade do equipamento.

Mas a limpeza precisa ser feita da forma adequada, já que o uso de produtos errados ou o manuseio incorreto de alguma peça também poderá danificar a impressora. Lembre-se que muito dos itens internos são hiper sensíveis.

Antes de mais nada, saiba que existe algumas etapas que precisam ser respeitadas no processo de limpeza do equipamento. A seguir citaremos a ordem correta e o que precisa ser feito em cada um dos passos.

Passo a passo para a limpeza correta da impressora

  • Utilize o comando de limpeza da impressora

A maioria das impressoras possui um comando automático de limpeza, esse processo será executado pelo software da máquina que fará uma espécie de check-up dos principais componentes (cabeça de impressão, bicos de tinta e cartucho).

Outro benefício é que o comando de limpeza possibilita que a saída da tinta seja feita corretamente, conforme a programação do sistema.

  • Limpe em volta da máquina

Retire com frequência poeira e a sujeira em volta do aparelho com pano seco. Nessa etapa você irá desligar a impressora para fazer a limpeza da máquina sem que nenhum comando esteja em operação ou posso ser interrompido.

  • Retire o cartucho de tinta

Para as impressoras do modelo jato de tinta, retire o cartucho e faça a limpeza da cabeça de impressão utilizando um cotonete seco. Não use nenhum produto neste processo. Apenas a remoção do excesso de tinta já ajudará a máquina funcionar corretamente, caso esse seja o problema.

ATENÇÃO! Não toque no carrinho de impressão ou na cinta codificadora, já que isso pode danificar a impressora.

  • Desentupa os bicos de tinta

Nesta etapa de limpeza você também poderá utilizar o cotonete para remover os excessos de tinta.  Uma orientação muito importante dos especialistas em impressão é não utilizar recargas de baixa qualidade ou não recomendadas para o modelo de impressora que você dispõe.

A sugestão é que procure lojas especializadas em recargas de tinta e nunca faça de forma caseira, já que pode entupir os bicos de tinta e danificar a máquina de impressão.

  • Limpeza externa da impressora

Para a limpeza externa da impressora, basta usar um pano seco que já é o suficiente, nada de aspiradores, uma vez que eles podem espalhar o pó dentro da impressora e secadores de cabelo que podem aquecer peças ou deslocar a sujeira para outros espaços da impressora.

Panos úmidos também são desaconselhados, inclusive uma importante dica é não deixar sua impressora em ambientes úmidos. A água é um dos inimigos da impressora.

Prazo ideal para limpeza interna da impressora

Caso sua impressora seja do modelo de jato de tinta, a limpeza deve ser feita no período de seis em seis meses, caso ela seja bastante utilizada. Em caso de usos esporádicos, a limpeza pode ser feita uma vez por ano.

Produtos que podem ser usados para a limpeza da impressora

O álcool isopropílico é um dos produtos recomendados para a limpeza da impressora, principalmente dos bicos de tinta, caso estejam entupidos. A orientação é que o algodão seja umedecido com o álcool isopropílico para remover a tinta ressecada ou em excesso.

Não use álcool normal ou em gel. Eles possuem muita quantia de água e podem danificar a impressora. Também nada de alvejantes ou qualquer outro produto de limpeza.

Em casos mais delicados ou equipamentos robustos, chame um especialista!

Para empresas, o recomendado é que os equipamentos sejam limpos por empresas de outsourcing de impressão, uma vez que as máquinas, principalmente as impressoras a laser são hiper sensíveis e precisam de produtos e aparelhos específicos de limpeza.

Além do mais, o serviço de outsourcing de impressão se encarrega não só da limpeza, como também da manutenção, reposição de tintas, troca de impressoras, controle de cópias e substituição de peças danificadas.

Deixe seu Comentário