Com a economia praticamente estagnada neste período delicado que o mundo está enfrentando, um mesmo questionamento paira sobre a maioria dos empresários:

Como não fechar as portas e manter meu escritório vantajoso financeiramente?

Além das boas práticas que citaremos a seguir, adotadas por empresas neste período delicado de lockdown, algo precisa ficar claro para todo gestor. Serão poucos os negócios que irão crescer nessa fase de recessão.

Manter a empresa saudável economicamente já é um ótimo indício que o seu escritório está enfrentando a crise de forma positiva. Por isso, é possível manter sim seu escritório lucrativo mesmo com a pandemia, mas entenda que índices elevados de crescimento não são uma realidade para a maioria das empresas brasileiras.

Agora que você já sabe desses aspectos, vamos às estratégias que podem fazer seu escritório se manter vivo?

1- Já pensou em um Escritório Digital?

Para quem ainda desconhece o termo, escritório digital atua com partes relevantes sejam elas internas ou externas do empreendimento pelo meio online.

Isso não quer dizer que a empresa não terá espaço físico, mas que boa parte das operações serão ou poderão ser realizadas com uso de ferramentas digitais.

Um bom exemplo que podemos citar é um escritório de advocacia. Ao invés da locação de grandes espaços ou casas para atendimento ao cliente, nesse novo formato, o escritório poderá reduzir sua ocupação para espaços como coworking ou pequenas salas, realizando atendimentos com reuniões por vídeo conferências ou por plataformas digitais. Há também opções de trabalho dos colaboradores com home office.

O escritório digital também pode usufruir de outros recursos digitais como citaremos logo abaixo.

2 – Captação de clientes via online

Além da redução de custos com espaço físico, para manter o escritório lucrativo na pandemia é possível alcançar novos clientes com o uso do marketing digital.

Essa é uma tendência que já vinha crescendo, mas se intensificou com a pandemia.  Esqueça aquela velha ideia de obter clientes apenas por indicação ou por captação ativa, o marketing digital pode te levar a públicos de outras regiões e até mesmo países que você não teria acesso ou sequer contato.

Seu escritório pode aparecer para pessoas que jamais teriam ligação com você e a partir do uso de recursos digitais atendê-los mesmo a distância. Com a restrição do contato físico gerado pelas orientações do Organização Mundial da Saúde, as empresas têm preferido atendimentos a distância, portanto além de economizar com voos, alimentação, você poderá abrir seu leque de oportunidades e ainda reduzindo custos.

3 – Se aproprie de recursos digitais!

Há uma variedade imensa de possibilidades que a internet e os softwares propiciam aos escritórios, como a nuvem, assinatura digital, sistemas de videoconferência, meios de pagamento, ferramentas de automação de serviços mecânicos e outras soluções tecnológicas.

Um escritório de seguros, por exemplo pode realizar todo o processo de asseguramento dos clientes a distância. Hoje há ferramentas que permitem a análise completa do objeto de interesse sem qualquer tipo de contato físico, com formas seguras e protetivas tanto para as empresas quanto para os interessados.

Os recursos digitais economizam tempo, reduzem custos e aumentam as possibilidades dos escritórios em se manter ativos mesmo e meio a pandemia. Um ótimo exemplo são os bancos digitais.

4 – Diversifique os serviços do seu negócio!

Observe as tendências à sua volta. Com as últimas mudanças no mundo, mudou-se também as necessidades das pessoas. Pesquise a concorrência e a tendência do seu setor e veja de que maneira é possível inovar ou até mesmo oferecer novos serviços para seu público, que inclusive pode mudar durante esse processo.

Um bom exemplo prático de diversificação de serviços de escritórios é a venda de cursos online por advogados renomados do mercado. É um produto novo que pode ser consumido durante ou após a pandemia e aumentar consideravelmente os lucros da empresa.

Outra opção são os serviços a distância; como consultorias, atendimentos via vídeo conferências e serviços automatizados de contabilidade.

5 – Corte custos!

O principio básico que deve reger qualquer empresa é gastar MUITO menos do que entra e claro, reduzir custos em meio a crise, é uma ação essencial.

Para diminuir custos e aumentar a produtividade, cada vez mais as empresas vêm usando a terceirização. Essa estratégia permite que atividades acessórias sejam realizadas por fornecedores qualificados, possibilitando que o contratante concentre seus esforços e recursos em atividades centrais.

Um bom exemplo de terceirização é o outsourcing de impressão. O serviço chega a reduzir gastos em até 80%, além de propiciar toda a gestão inteligente dos recursos. O escritório evita perder tempo em atividades menos relevantes e passa a investir em áreas que poderão aumentar os lucros e produtividade da empresa.

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