Pensar em estratégias de crescimento são cruciais para seu negócio avançar e não acabar ficando obsoleto. O gestor deve ter em mente que há sempre o que ser aprimorado e melhorado, não importa o quão bem sucedido sua empresa seja.
Podemos ter como inspiração empresas como Apple e Google que mesmo ocupando posições vantajosas frente à concorrência, se aplicam em corrigir erros e aprimorar os processos.
Dito isso, focaremos nos principais pontos que devem ser observados para ter uma empresa bem sucedida neste ano que acaba de começar.
Abrace a modernidade!
Com o avanço tecnológico do mundo atual o tempo entre as inovações caiu de forma vertiginosa, portanto o período para uma empresa deixar de ser relevante é muito mais curto quando comparado a décadas passadas.
Não estamos falando que toda empresa precisa investir em todo tipo de tecnologia, mas estar ciente de quais novidades no mercado comunicam com seu negócio. Por exemplo, nem todas as pessoas irão vender pelas redes sociais, mas todos precisam ter sua marca de forma estratégica e bem feita nos meios sociais, seja por proximidade ao cliente, seja por visibilidade de marca.
A automação é um exemplo de inovação que quase todo tipo de empresa pode aplicar nos processos internos. Hoje as empresas investem desde TI a outsourcing de impressão, que se aplicam a grandes e micro empresas. Ter o setor de cópias automatizado permite com que você ganhe em tempo e dinheiro.
Reduza erros com agilidade!
Os erros fazem parte de qualquer negócio, principalmente das pequenas empresas. Portanto, seja rápido em descobrir as falhas e corrigi-las. Uma falha prolongada marca a imagem da sua empresa e é um bom motivo para o abandono dos clientes.
Para reduzir erros, tenha bons canais de comunicação e processos que registrem e estejam focados unicamente na correção deles.
Olhe a sua volta
É importante estar focado no negócio, principalmente na melhoria contínua, mas reserve uma parte do seu trabalho para observar os pontos positivos dos seus concorrentes.
Aprenda o que os outros estão fazendo de certo e descubra a aplicabilidade em sua empresa. Uma importante dica nessa hora é que a inspiração nunca deve ser uma cópia. Principalmente nas características que definem o seu serviço ou produto. Veja o que há de útil, mas faça a sua maneira.
Resolva um importante problema
As dicas que temos passado até agora são para aperfeiçoamento que podem ser aplicadas tanto em grandes quanto pequenas empresas, todavia para crescer de forma exponencial, você precisa resolver um importante problema.
Nesse caso, há uma distinção importante entre você e toda a concorrência, ou seja, você resolve algo que as outras empresas não podem ou não conseguem resolver. Neste caso, descobre-se uma importante necessidade do mercado e o seu negócio irá supri-la ou revolucioná-la.
Vejamos como um exemplo prático a Wize. A empresa multinacional é focada em pagamentos e transferências internacionais reduzindo vários tipo de taxas e cobranças que seriam despendidas pelo usuário. Ela surgiu para inovar e trazer algo que até então não existia, como é o caso de outras empresas como o Inter, Uber e tantas outras.
Para finalizar esse artigo, gostaríamos de informar algumas características importantes que servem como base para toda empresa que não apenas quer crescer, mas crescer exponencialmente.
Escalabilidade: seu negócio possui características que podem ser escaladas? Ou seja crescer a receita sem que os custos aumentem na mesma proporção. É necessário também ter essa possibilidade, por exemplo não há como replicar o trabalho de um médico renomado, mas é possível escalar uma técnica ou um conhecimento na área da saúde. .
Replicabilidade: é quando o modelo de negócio tema capacidade de ser replicado em diferentes territórios ou mercados.
Inovação e tecnologia: é o pilar que torna o negócio escalável e replicável. É interessante observar que a maioria dos negócios com crescimento exponencial são baseados em inovação e tecnologia digital.
Especificidade: é quando a empresa tem algo diferente dos negócios à sua volta. Essa especificidade pode acontecer em diferentes áreas da empresa, como nicho de mercado, os produtos ou serviços oferecidos, atendimento, a comunicação visual, etc.
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