A possibilidade de economizar tempo em um mercado tão concorrido como é o do direito, deve ser uma primazia para escritórios modernos.
O universo burocrático pelo qual os advogados estão imersos geram uma série de atividades repetitivas que reduzem a produtividade e possibilidades de aumento de receita.
Nada melhor que reduzir a morosidade e ações repetidas, como a automação. Ela é necessária a escritórios, não apenas para melhorar a produtividade, como também pela mudança nos comportamentos da sociedade.
O cliente atual está imerso em um mundo digital, que por sua vez exige soluções rápidas, simples e conectadas à internet. Portanto, as automações são o caminho necessário a ser percorrido.
Marketing com fluidez
Algumas mudanças na legislação permitem até certa medida de publicidade e divulgação do escritório. Aproveite essa novidade, e invista nas redes sociais e no marketing digital do seu negócio.
Não caia no tradicionalismo de acreditar que todos os seus clientes precisam vir por indicação, ainda que o seu escritório já possua uma vasta cartela de clientes para serem atendidos, a imagem no mundo virtual é preponderante para o fortalecimento do nome da sua empresa. Invista em imagens, bons conteúdos e publicidade.
Para essa nova atividade não ser mais uma ocupação na agenda, é possível terceirizar todo o trabalho, como também investir em ferramentas de automação que conseguem fazer boa parte da divulgação automatizada.
Chega de pilhas de documentos!
Você já ouviu falar da Gestão Eletrônica de Documentos (GED)? É um software responsável por processar, organizar e monitorar o fluxo de documentos físicos e digitais em diferentes formatos.
A partir do sistema é possível contar com cada um dos documentos acessíveis a partir da digitalização e documentação dos arquivos. Portanto ao invés de perder tempo procurando o documento ou ter que aguardar a liberação de algum arquivo para acesso as informações.
Os documentos podem ser acessados simultaneamente pela sua equipe.
Além da ficarem protegidos, evita aquela velha cena de pilhas de papeis e pastas nos armários.
Impressões automatizadas
Outro serviço de automação que tem crescido muito entre os escritórios é o outsourcing de impressão. A atividade é realizada por uma empresa terceirizada que encarrega-se de cuidar de praticamente tudo que envolve cópias, desde a locação da máquina até a destinação dos resíduos ligados a impressão.
Além da praticidade, o outsourcing garante dados relevantes como números de cópias, tipos de documentos impressos, usuários que utilizaram as máquinas, além de possibilidades de gestão e controle de cada equipamento.
Documentos a um clique de distância
Algumas das mudanças geradas pela pandemia foi a automação de diversos documentos que precisavam ser emitidos pelas autoridades públicas. Hoje o sistema jurídico está muito mais digitalizado.
Isso implica que vários órgãos do governo já são capazes de emitir documentos, resultados, pareceres e dados online, em todas as instâncias de um processo.
Portanto, evite idas presenciais a dezenas de tribunais tanto para acompanhar processos quanto para retirada de documentos, hoje há softwares que digitalizam e integram partes desse processo.
Conexão digital dentro e fora do escritório
A automação deve ocorrer dentro e fora do escritório. Você pode fazer uso de várias funcionalidades automatizadas como “assinatura digital”, “documento eletrônico”, “certificado online” e tantas ações internas como mencionamos acima, quanto externas.
Como dito anteriormente, o seu cliente também está conectado a essas mudanças na esfera virtual. Portanto, vale a pena proporcionar aos clientes serviços mais “digitais”, como atendimentos, documentos, e informações automatizadas que desburocratizam e aceleram o processo.
Preparado para automatizar e reduzir atividades repetitivas?
Esperamos que este artigo tenha ajudado o seu negócio e caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que o mais breve possível, iremos respondê-lo.