Para uma empresa se manter lucrativa, é comum que ela precise ajustar com certa frequência a gestão. Em alguns momentos, apenas detalhes, em outros; ações mais profundas.
Entretanto, antes de sair querendo mudar seu negócio, entenda exatamente o que é lucro. Lucro não é o que sua empresa fatura, ou seja o que ela vende ou entra no caixa, mas o que sobra após o pagamento de todos os custos, incluindo seu salário.
Há empresas familiares que não contabilizam os salários dos envolvidos por se tratar de pessoas da família, todavia até esses cargos precisam entrar na contabilidade.
Dito isso, vamos às dicas para aumentar os lucros do seu negócio.
1- Saiba precificar o seu produto/serviço
Você já adquiriu um serviço e fez umas contas rápidas na cabeça e ficou se perguntando: será se essa pessoa realmente calculou o preço? A verdade, é que alguns negócios dão preço do serviço/produto de cabeça e esquecem de colocar na ponta do lápis tudo que envolve os gastos.
Saber precificar é tão importante que algumas empresas chegam a fechar as portas, mesmo após apresentarem vendas elevadas. Não adianta vender muito, mas vender bem.
Por isso, gaste tempo para saber o valor real que é preciso passar para o cliente para seu negócio ser realmente lucrativo.
2- Analise as contas a receber
Outro problema comum para a obtenção dos lucros é dar um prazo maior para seus clientes que você tem com seus fornecedores. Se o prazo para receber é maior que àquele comparado ao que você paga seus custos, o dinheiro ficará sempre fora das suas mãos.
Há também o caso de clientes inadimplentes. Eles podem estar segurando seu lucro. Neste caso, vale a pena oferecer descontos e formas mais confortáveis de pagamento. É melhor receber uma parte do que nada.
3 – Conheça bem seu cliente
Você sabe exatamente a necessidade do seu cliente? Muitas vezes para acontecer o aumento de vendas, talvez você precise apenas ajustar um pouco seu serviço ou produto para agregar valor e aumentar o faturamento.
E para isso você precisa conhecer a real necessidade do seu público. Faça perguntas, questionários, observe e compare com a concorrência. Ações práticas como essas lhe ajudarão a ter uma noção do que seu cliente precisa e quer.
4 – Corte gastos desnecessários
O seu lucro pode estar se esvaindo por gastos que poderiam ser cortados. Fique atento aos detalhes do seu negócio, como por exemplo o deslocamento dos seus funcionários.
É realmente necessário que toda a equipe esteja presente fisicamente todos os dias da semana? Talvez parte ou alguns integrantes da equipe possam trabalhar para você a distância. O home office é de interesse de muitas pessoas e reduz custos com alimentação, iluminação e transporte.
Além de melhorar o bem estar da sua equipe, ajuda na redução de custos do seu bolso. Outra dica é pequenos gastos que parecem não ter importância como impressões, luz, água contas de internet.
Sugira ações simples de economia e outras mais modernas como o outsoucing de impressão. Neste modelo, todo o setor de cópias é gerido por uma empresa especialista no setor; reduzindo custos em até 80%.
5- Invista em tecnologia
A tecnologia pode evitar muito trabalho braçal que geralmente é mais caro que uma máquina em operação. Ações de marketing, TI, impressão, atendimento ao consumidor, podem ser facilmente automatizadas com softwares que, muitas vezes, são até gratuitos.
Um exemplo são os aplicativos do Google que te ajudam a fazer reuniões online, apresentações com alta qualidade, planilhas de organização e agendas, entre outros.
6- Cuidado com custos fixos elevados
Registre tudo que a sua empresa gasta para operar: locação do espaço, equipamentos, mão de obra; etc. Algo pode ser feito com a mesma qualidade, mas com menos dinheiro investido?
Um exemplo que pode estar consumindo seus lucros são os altos alugueis. Pesquise nas regiões vizinhas e veja se não há formas melhores de locação da sua empresa. Algumas regiões não oferecem proporcionalmente a mesma lucrativa que os gastos envolvidos. Talvez uma simples mudança de endereço, fará seu lucro subir consideravelmente.
7- Amplie a carteira de clientes
Muitos negócios tradicionais são mais resistentes ao mundo virtual, mas a divulgação online pode multiplicar o seu alcance e o potencial de vendas. A internet tem uma variedade de meios de divulgação. Pesquise e converse com um profissional da área para saber qual se aplica melhor ao seu formato de empreendimento.
Não só divulgações pela internet, como boas parcerias. Empresas de seguimentos semelhantes que podem criar uma forma de parceria com você através de indicação. Um exemplo são consultórios de odontologia se tornarem parceiras de empresa de raio-X e por aí vai.