O primeiro passo para resolver um atolamento de papel na impressora, é desligar a impressora, e então tentar retirar o papel que está preso, bem como qualquer parte que possa ter se prendido dentro da máquina no processo.

Atolamentos de papel podem ser um verdadeiro atraso para as atividades de um escritório, e quem nunca passou por isso? Siga com a leitura para entender o que fazer quando a impressora engasga e evitar mais perda de tempo.

POR QUE A IMPRESSORA ENGASGA?

Atolamentos de papel são resultados de uma variedade de problemas que podem ocorrer com uma impressora.

Alguns desses problemas podem ser:

  • Baixa qualidade do papel

Se o papel não tem a qualidade necessária para o tipo de impressão ao qual está sendo submetido, a impressora pode engasgar.

  • Papel inserido incorretamente:

Toda impressora possui um indicador que instrui a forma correta de inserir o papel. Se o papel está torto ou com ondulações, intercorrências podem surgir.

Apesar de ser algo tão simples, essa costuma ser a causa mais comum de atolamentos na impressora, por isso tenha um cuidado especial ao inserir o papel.

  • Papel úmido

Mínima umidade em folhas de papel pode fazer com que elas grudem umas nas outras e a impressora puxe mais de uma folha de uma vez na hora de iniciar a impressão.

Hoje já existem algumas incubadoras de papel que retiram toda a umidade do papel antes da impressão. Principalmente em cidades onde a umidade do ar é muito elevada, esse recurso pode ser de grande utilidade.

  • Excesso de papéis na bandeja

Quando a bandeja está muito cheia a impressora pode puxar mais folhas ao mesmo tempo. Certifique-se de que na bandeja haja apenas a quantidade de folhas que irão ser utilizadas naquele momento.

COMO SOLUCIONAR O ATOLAMENTO DE PAPEL?

1° PASSO – DESLIGUE A IMPRESSORA E TIRE DA TOMADA

Esse passo reduz a chances de qualquer acidente elétrico que pode danificar a impressora ou ferir quem a estiver manuseando.

Lembre-se de cancelar a impressão em andamento.

3° PASSO – ESPERE A IMPRESSORA ESFRIAR COMPLETAMENTE

Muitas pessoas ignoram esse passo, pois acham perda de tempo, mas impressoras a laser, por exemplo, trabalham em altas temperaturas.

Somente esse passo em si, pode vir a ser a solução para o seu problema.

4° PASSO – REMOVA TODO O PAPEL DA BANDEJA E RECOLOQUE

A maioria dos atolamentos de papel ocorre conforme a impressora puxa as folhas para dentro. Portanto remova cuidadosamente todo o papel da bandeja para que haja visão do interior da máquina.

Se houverem folhas presas puxe-as delicadamente com as duas mãos começando pelas folhas do meio da pilha.

Olhe em busca de pequenos pedaços de papel que podem estar presos. Remova-os devagar.

É importante que você observe se não há nas folhas ou entre elas algum amassado, corpo estranho ou humidade que possa ter sido a causa do atolamento.

Certifique-se de que a bandeja esteja encaixada corretamente na impressora para então recolocar os papéis da forma indicada pelo fabricante.

5° PASSO – ABRA A PORTA QUE DÁ ACESSO AO CAMINHO DO PAPEL (normalmente atrás da máquina)

Procure por papéis presos nos rolos de impressão. Se houver algum, retire-os sempre com muito cuidado para não danificar as partes sensíveis do interior da máquina.

Cheque se os rolos não estão sujos de poeira ou “poeira de papel”. Use um pano macio para ajudar na limpeza. Remover resíduos pode resolver o problema.

6° PASSO – FECHE A PORTA E RECONECTE A IMPRESSORA

Ligue a impressora e teste novamente a operação que estava em andamento.

Normalmente as impressoras imprimem uma página de teste quando pressionamos o botão “continuar”. Grandes chances de o problema ter se resolvido!

Problemas como esse podem surgir a qualquer momento, e nem sempre será possível resolvê-los sem ajuda técnica.

A Copygreen conta com uma equipe especializada que atende chamados de manutenção em até 24h.

O serviço de Outsourcing de Impressão visa cuidar de todos os processos de impressão para que o dia a dia no escritório seja fluido e sem interferências no foco do trabalho.

Deixe seu Comentário