Um dos primeiros passos para ter outsourcing na sua empresa é identificar qual setor está dando indicativas de que deve ser transferido para uma fonte externa especializada.

Com o auxílio da tecnologia e a facilidade da prestação de serviços remota, o outsourcing vem se tornando uma opção muito procurada por grandes e pequenas empresas.

PARA O QUE SERVE O OUTSOURCING?

Outsourcing significa terceirização.

É a forma prática de delegar funções onerosas e repetitivas a terceiros, ou simplesmente externalizar algum serviço para que o dia a dia da equipe fique mais leve, produtivo e mais frutífero em termos financeiros e de saúde.

Empreendedores normalmente possuem grandes talentos, mas erram ao pensar que podem fazer tudo. Esse equívoco pode travar o crescimento da companhia.

Ao terceirizar a resolução de problemas rotineiros na empresa, o empresário ganha tempo para focar na geração de renda do seu negócio.

PRÓS E CONTRAS DO OUTSOURCING

O outsourcing reduz custos operacionais e controla o foco das atividades, além de dividir os riscos com outra empresa e aumentar o potencial de talentos em meio à equipe.

No entanto, alguns funcionários podem sentir seus cargos ameaçados ao verem colegas sendo demitidos durante a contratação de uma terceirizada, e temer pela exclusão de suas competências.

É possível evitar esse problema investindo em uma boa comunicação interna, transparência e promovendo um ambiente saudável para os empregados.

A seguir construímos uma sequência de quatro passos que uma empresa deve seguir para ter outsourcing:

  1. IDENTIFICAR QUAIS TAREFAS TERCEIRIZAR

É possível observarmos um padrão de tarefas comuns que valem a pena serem terceirizadas em qualquer negócio. São elas:

  • Funções executivas – Algumas vezes não é possível contratar um especialista em analises financeiras em sua empresa, mas é possível tê-lo esporadicamente para dar uma consultoria e garantir que a contabilidade esteja funcionando bem.
  • Tarefas repetitivas – Entrada de dados, estoque, impressão, algumas tarefas de comunicação, tomam muito tempo enquanto funcionários de dentro da empresa poderiam estar focados em suas especialidades ou necessidades essenciais no negócio.
  • Conhecimento especializado – Profissionais especializados podem trazer ótimo desempenho e excelência na execução de seus serviços, justamente por serem experts e possuírem vasta experiência em suas áreas. Suporte de TI, serviços de impressão, automação industrial, telecomunicações, por exemplo, são áreas possíveis de serem terceirizadas.
  1. PESAR O CUSTO BENEFÍCIO

É necessário realizar uma pesquisa aprofundada sobre quanto vale a pena a terceirização de determinada tarefa dentro de uma empresa.

Sem dúvidas, seus benefícios são muitos, mas terceirizar na hora errada ou pelos motivos errados pode trazer prejuízo financeiro e confundir a equipe.

Para evitar tal erro, levante os seguintes questionamentos: A tarefa a ser terceirizada é essencial? A terceirização aumentará o lucro e a receita? Gerará novas vendas e possibilidades? Aumentará o fluxo de caixa?

Se a resposta for sim para a maioria, siga em frente no processo, se for não, talvez valha a pena avaliar melhor ou esperar o momento correto.

  1. ESCOLHER A EMPRESA CERTA

Certificar-se de que está trabalhando com parceiro correto evitará problemas futuros.

É importante buscar boas recomendações e conferir se a forma de trabalho da terceirizada é compatível com seus principais objetivos nessa empreitada.

  1. GERENCIAMENTO

Um erro comum ao terceirizar, é pensar que a gerência não terá que se preocupar de nenhuma forma com aquela tarefa.

De fato o trabalho voltado às funções terceirizadas reduz muito, porém serão necessárias pessoas responsáveis por manter contato contínuo com os prestadores de serviços.

A gerência terá que supervisionar se o serviço está sendo executado segundo as diretrizes da companhia e compartilhando dos mesmos objetivos e cultura da empresa contratante.

A Copygreen oferece o serviço de outsourcing de impressão a empresas de diversos setores.

Esse tipo de outsourcing tem se mostrado cada vez mais eficaz na redução de custos, e aumento do lucro, enquanto os empresários e funcionários focam melhor em suas funções, sem serem interrompidos por problemas que facilmente são resolvidos por profissionais especializados e experientes.

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