Veja as principais razões que impedem o crescimento das empresas brasileiras

Falta de planejamento, falta de investimento em pessoas e poucas ações ligadas ao marketing são alguns dos principais fatores que impedem o crescimento sadio dos negócios, a seguir explicaremos cada tópico de maneira mais aprofundada

 

Empresas são complexas e cada negócio possui sua própria limitação. Entretanto, há erros comuns que ocorrem em boa parte dos empreendimentos que estão passando por dificuldade de crescimento ou estão com baixa lucratividade.

A seguir citaremos as principais causas que podem inibir ou retardar o crescimento saudável de uma empresa.  As informações são baseadas em pesquisas e apontamentos de especialistas.

Estar atento a essas razões é fundamental para não fechar as portas. Milhares de negócios quebram todos os anos, justamente por estar alheio ao conhecimento de questões relevantes do próprio empreendimento.

Falta de planejamento

Quem nunca ouviu falar de uma pessoa que ganhou o Fundo de Garantia resolveu abrir o próprio negócio e poucos anos depois fechou as portas?

Isso ocorre principalmente em negócios de baixa barreira de entrada como salões, lojas de roupas, quiosques de alimentos. No mercado há muitos aventureiros que adentram sem conhecimento profundo do produto/serviço e com nenhum planejamento.

Segundo um estudo realizado pelo Sebrae, um dos principais fatores que leva uma empresa a quebrar é a falta de planejamento. Isso envolve o plano de negócio, os processos táticos e operacionais e a organização financeira da empresa.

Sua empresa está bem planejada? Avalie se não é justamente esse quesito que tem impedido o crescimento.

Falta de investimento em pessoas

São as pessoas que farão sua empresa se destacar no mercado. Embora as máquinas tragam produtividade, são os colaboradores que enxergam as nuances que precisam ser aprimoradas.

Uma equipe desmotivada reflete diretamente na lucratividade e bom rendimento da empresa. Invista em treinamento, abonos, incentivos e faça bons recrutamentos.

Recrutar bem faz toda a diferença no exercício do cargo. Um profissional com as habilidades certas floresce em um ambiente confortável e incentivador. Não tenha receio dos feedbacks.

Ouça seus colaboradores! Pode ser que a chave do crescimento esteja dentro da sua própria equipe.

Estagnação da empresa!

Sabe aquele negócio que não quer mudar nunca? Mudar exige ousadia e a estagnação é sim um forte empecilho ao crescimento.

Como funciona os processos da sua empresa? Há algo que possa ser feito de maneira mais rápida? Algum sistema que pode ser utilizado para automatizar? Um exemplo simples é o outsourcing de impressão.

Esse serviço vem para modernizar, automatizar e facilitar o dia a dia das empresas. A partir do outsourcing as empresas ganham em agilidade, recursos e modernidade.

Falta de conhecimento do público

Não adianta você imaginar ou ter suposições do seu público alvo. Você precisa saber exatamente quem ele é.  Quais são os gostos, preferências, idade, sexo, localidade.

Dados precisos assim se constroem a partir de pesquisas, análises e muito investimento. Atirar para todos os lados não trará resultados para sua empresa.

Conhecer exatamente o seu público te trará conhecimento suficiente para aperfeiçoar seu produto ou serviço para atender diretamente a necessidade do seu consumidor.

Pouco ou nenhum investimento em marketing

Depois de conhecer o público, agora é hora de investir em marketing. Não apenas marketing, mas marketing digital. Neste formato é possível atuar com especificidade sobre o seu mercado de interesse.

Muitas pessoas podem não adquirir o seu produto ou serviço simplesmente por desconhecer a existência dele. A divulgação amplia possibilidades de vendas e de aquisição de novos clientes para sua marca.

O baixo investimento em marketing é um dos grandes entraves para o crescimento. Toda grande empresa possui uma soma considerável da receita reinvestida em publicidade.

Atendimento ruim ao cliente

Quem nunca deixou de consumir em uma empresa por não ter sido bem atendido? O problema do atendimento ruim, não é apenas a perda do cliente, mas a má fama que é gerada no mercado.

Tanto marketing positivo quanto negativo saem da boca do seu público. O atendimento ruim não apenas impede o crescimento, como pode ser um dos causadores da ruína de um negócio.

Para se ter uma ideia, é mais interessante financeiramente manter um bom cliente a conquistar novos. Por isso, invista em quem já consome na sua marca, antes de sair por aí procurando novos mercados.

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