Resumo artigo: As diferenças consistem basicamente nas funções, enquanto a multifuncional apresenta opções como digitalização de arquivos, cópias, scanner, a impressora oferece unicamente a impressão. Outras diferenças dizem respeito a manutenção e preço do aparelho

 

Há algum tempo era muito comum utilizar apenas impressoras, enquanto as multifuncionais eram conhecidas por custarem um valor muito mais elevado que os outros equipamentos de impressão.

Todavia, hoje com toda a modernização do mercado, os preços acabaram sendo reduzidos e as multifuncionais ganharam modelos mais acessíveis e compactos que podem ser usadas para demandas menores.

Mas o que diferencia a impressora da multifuncional?   Qual dos dois equipamentos é mais vantajoso? Qual escolher? Quanto custa?

Diferença entre impressora e multifuncionais

A primeira diferença que você precisa entender está relacionada quanto a função, enquanto a impressora é utilizada simplesmente para imprimir, a multifuncional, como o próprio nome se refere tem a finalidade de copiar, digitalizar e scanear.

Portanto, a multifuncional apresenta além da impressão, várias outras funcionalidades relacionadas.

A segunda diferença diz respeito ao tamanho. Atualmente as marcas fabricantes de impressora criaram vários modelos mais compactos de multifuncional, mas na grande maioria, as multifuncionais tendem a ser mais robustas que as impressoras, portanto ocupa um espaço maior.

A terceira diferença refere-se a preço. Como foi informado ao início deste texto, é um mito achar que a multifuncional é cara. Em muitos casos, principalmente em grandes demandas, ela apresenta um custo benefício melhor que a impressora, inclusive é o modelo mais procurado e mais vendido.

Todavia, por ser mais simples, a impressora geralmente é mais barata, mas isso não quer dizer que é mais vantajosa. Outro importante aspecto é a manutenção e suprimento da impressora.

Enquanto geralmente as impressoras são jato de tinta, as multifuncionais são a toner. O Toner rende mais e possui uma impressão mais uniforme.

Já em relação à manutenção, a impressora é mais barata e mais fácil de ser resolvida, enquanto a multifuncional possui mais peças e, por isso, gera uma complexidade maior.

Qual equipamento escolher?

A resposta para essa pergunta é: depende da sua necessidade. Geralmente escritórios e empresas optam pela multifuncional pela rapidez e precisão nas impressões. Além de agregar em um único equipamento diversas funções; o que reduz custo e otimiza o espaço.

As multifuncionais são recomendas para demandas maiores que variam entre 500 a milhares de cópias mês. Obviamente dentro do nicho das multifuncionais há uma variação muito grande de modelos.

Portanto, há máquinas mais simples que inclusive podem ser utilizadas com o fim doméstico ou em grandes empresas. A impressora, como informamos acima é voltada apenas para impressão.

Há algumas situações específica, em que a única demanda é a impressão, para este a impressora é uma ótima solução. Todavia, recomendamos que fique atento, porque impressoras básicas não possuem a capacidade de suprimir quantidades elevadas de impressão.

Agora que você já sabe a diferença entre a multifuncional e a impressora e como escolher o modelo ideal, temos uma outra orientação.

O aluguel é melhor que a compra do equipamento, por que? Veja abaixo.

Alugue ao invés de adquirir o equipamento!

Uma característica do mercado de impressão que as pessoas geralmente não sabem é que os aparelhos são renovados constantemente, tornando as máquinas obsoletas e menos produtivas. Além do custo alto que a multifuncional possui.

Quando você aluga uma impressora ou uma multifuncional, as empresas de locação oferecem todos os outros atrativos para você, como:

– Reposição de tinta;

– Manutenção da impressora;

– Gestão de cópias;

– Reposição de peças;

– Máquinas novas ou seminovas de ótima qualidade;

Com todas essas vantagens, o custo fica muito mais baixo que a compra de uma impressora. O valor da locação fica a partir de 0,05 por folha impressa.

ATENÇÃO! O aluguel de impressoras só não é recomendado para demandas inferiores a 500 cópias mês.

Leia também:

– As multifuncionais mais recomendadas!

 – Melhores multifuncionais do mercado!

Deixe seu Comentário