Com o avanço das tecnologias e a consequente especialização das companhias em suas áreas de atuação, cada vez mais as empresas de outsourcing vêm ganhando força. Contudo, é preciso tomar cuidado para não se confundir os conceitos que envolvem este tipo de serviço.
Com a globalização, todos os dias são lançados tantos termos novos que, até quem está atento às mudanças tem dificuldade em acompanhar o ritmo das novidades.
Com o outsourcing não é diferente, apesar de a modalidade já estar disponível há décadas no mercado, há apenas alguns anos seu conceito passou a ser conhecido pelo grande público.
Neste artigo, explicaremos o que é o outsourcing e o que uma empresa de outsourcing faz.
Primeiramente, o que é outsourcing?
Em tradução livre, outsourcing seria out: fora/externo; sourcing da derivação de source: serviço, neste caso servindo. Por exemplo, uma empresa que contrata um serviço de outsourcing de manutenção industrial não está apenas contratando trabalhadores terceirizados.
No caso, ela está contratando uma outra empresa que possui expertise e escala, a qual irá conduzir todo o processo de manutenção, sem a necessidade de gerenciamento ou interferência da contratante.
Existem muitas modalidades de outsourcing, como por exemplo o Offshore outsourcing, processo pelo qual uma empresa contrata serviços de fora do seu país de origem.
Um exemplo desta prática é visto em muitas empresas de software, as quais desenham algoritmos em seus escritórios no país de origem e contratam o serviço de programação via outsourcing em países como Índia, Bangladesh, etc.
Vantagens do outsourcing
A principal vantagem do outsourcing sem dúvidas, diz respeito aos custos. Uma empresa de outsourcing certamente poderá fornecer o serviço que a contratante deseja a um custo menor que o permitido pela execução interna. Isso ocorre porque as empresas de outsourcing trabalham com escalas muito maiores, assim, os custos dos insumos e de execução dos processos são menores.
A regra geral diz que a economia com outsourcing varia entre 20% a 80%, dependendo do serviço e da empresa.
Outra vantagem do outsourcing é o ganho de qualidade permitido pela prática. A escala permite um nível de especialização muito maior.
Voltemos ao exemplo da manutenção dado no tópico anterior: ainda que a empresa invista fortemente em treinamentos e contratações de profissionais qualificados, dificilmente ela conseguirá prestar os serviços de manutenção interna com a mesma expertise de uma organização que existe unicamente para este propósito.
A prestação do mesmo serviço especializado em diferentes clientes e condições, permite que a equipe da empresa de outsourcing se aprimore cada vez mais, elevando a qualidade da prestação de serviço.
Disrupção Tecnológica
Um exemplo do ganho em escala, custos e qualidade permitido pelo outsourcing está no serviços web. A Microsoft lançou há alguns anos o serviço “Microsoft Exchange”, o qual permitia um aumento da produtividade e do aproveitamento de dados de e-mail das empresas. Contudo, dada a necessidade de um servidor dedicado, o MS Exchange custava entre R$ 300 mil e R$ 1 milhão para ser implementado nas empresas.
Com o advento da computação em nuvem, o serviço de outsourcing de servidores passou a ser disponibilizado por muitas empresas do mundo e, agora, ao invés de comprar uma máquina caríssima, qualquer empresa pode contratar serviços de servidor dedicado online.
O resultado? Milhares de empresas passaram a usar o MS Exchange pagando apenas alguns centavos de dólar por usuário mensal.
O que é uma empresa de outsourcing?
O que então vem a ser uma empresa de outsourcing?
Bem, em linhas gerais, uma empresa de outsourcing é uma organização que se especializa em prestar algum tipo de serviço em substituição à execução interna de seus clientes. A Copygreen neste sentido é uma empresa de outsourcing, pois ela realiza a integralidade dos serviços de impressão.
A Copygreen não se limita à locação de impressoras, pelo contrário, ela executa a gestão de cópias, manutenção dos equipamentos, fornecimento de insumos, etc. Tudo o que for necessário para que os equipamentos funcionem em 24×7 é feito pela Copygreen. Caso o serviço de impressão fosse interno, as empresas precisariam dispor de um profissional de TI para ficar por conta de toda a gestão de impressoras, bem como manutenção e disponibilização de insumos, elevando assim seus custos.