Algumas orientações como conhecer a concorrência, economizar nos gastos, entre outras dicas podem lhe fazer correr menos riscos e ter mais chances de assertividade ao abrir as portas. Confira!

 

A crise que o país tem vivido nos últimos anos tem levado ao surgimento de uma quantidade expressiva de empreendedores informais. Alguns desses empresários aventureiros acabaram dando certo no mercado e resolveram abrir uma organização formal e mais complexa.

Segundo dados do Sebrae, 11 milhões de empresas foram criadas no país nos últimos anos por pessoas que precisavam de trabalho. Se você se encaixa nesse grupo ou já planeja há algum tempo ter seu próprio negócio, é importante que esteja atento às variações do mercado.

Já que segundo o IBGE, pouco mais de 60% das empresas fecham as portas com cinco anos de existência. Para abordar esse tema, temos alguns conselhos importantes para você que não apenas deseja abrir sua própria empresa, mas espera que ela tenha longevidade na economia.

Portanto, vamos lá!

Para abrir uma empresa: Fique de olho na concorrência!

Outro dado interessante, é que entre as empresas que mais se abrem no Brasil, são relacionadas à beleza como esmalterias e salões em geral e à comida, como restaurantes, cantinas e etc. Isso porque a barreira de entrada para esse tipo de negócio é muito baixa.

O que isso significa? Que não é muito difícil abrir um salão de beleza, ou seja muitas pessoas podem ter um empreendimento como esse. Portanto, não tenha pressa de olhar a concorrência.

Descubra quantos negócios como o seu há que podem ser seus concorrentes. Veja os pontos fracos e fortes da sua concorrência e veja de que maneira sua empresa terá um diferencial.

O diferencial pode estar presente em diferentes aspectos do negócio, como preço, qualidade, comodidade, rapidez, entre outros requisitos. Não olhar a concorrência é atirar no escuro com possiblidades muito baixas de alcançar o alvo.

Tendo em vista, que você pode arcar com custos altos de abrir uma empresa inferior à do seu vizinho.

Portanto pesquise e avalie sabendo que essas ações poderão ser a resposta de sucesso do seu empreendimento.

Para abrir uma empresa: Evite grandes imobilizações de dinheiro

Essa é uma dica muito importante, já que muitos negócios começam com investimentos elevadíssimos; o que acaba comprometendo o capital de giro. Lembrando que o SEBRAE orienta que o primeiro ano das empresas é voltado para reinvestimento, sem retirada.

Neste sentido quando ocorre investimentos muito elevados com aquisições do local da empresa e dos equipamentos pode ser um risco muito alto.

A locação do espaço ao invés da compra pode lhe fornecer mais flexibilidade para reinvestir o dinheiro em áreas ou ações mais lucrativas.

Grandes somas de dinheiro imobilizado gera menos fluidez da renda, além de aumentar consideravelmente o custo do seu negócio.

Além do espaço, outra dica é locar também os equipamentos. Hoje tem se tornado cada vez mais comum uma prática conhecida como outsourcing.

O outsourcing é na verdade a terceirização de áreas estratégicas da empresa como TI, Comunicação, impressão, entre outros setores.

A terceirização traz consigo todo o know how da empresa especialista e juntamente esse serviço a locação de equipamentos, a manutenção dos aparelhos, entre outros benefícios.

Por exemplo. Se você optar pelo serviço de outsourcing de impressão, sua empresa contará com:

  • Locação dos equipamentos de impressão;
  • Manutenção pontual e periódica dos aparelhos;
  • Reposição de tintas e outros materiais da impressora;
  • Consultoria para locação das máquinas mais adequadas ao nicho de atuação;
  • Destinação correta dos resíduos;
  • Gerenciamento do número de cópias impressas;

Todos esses serviços agregados geram a empresa uma economia que pode chegar até 80% em impressões. Isso ocorre porque a companhia deixa de arcar com compras de equipamentos, manutenção e etc.

Para abrir uma empresa: Trabalhe com gastos enxutos!

Muitas empresas são bastante rentáveis, mas devido à má administração da gerência acabam chegando a falência. E para se ter boa administração uma das soluções é gastar apenas o que é essencial.

Quando afirmamos essa questão, não queremos dizer que seu negócio não terá qualidade e conforto, porque isso muitas vezes está justamente atrelado ao valor que a empresa oferece.

É gastar com o que é, de fato, necessário para assegurar o serviço ou produto que sua empresa promete para o mercado.

Para ter gastos enxutos poderíamos sugerir diversas dicas, inclusive sugerimos a leitura do texto “como evitar desperdícios na sua empresa” publicado no nosso blog, mas para hoje a orientação é economizar com os colaboradores.

Os funcionários são uma das partes mais elevadas na conta de qualquer organização porque eles representam a alma do negócio. Neste aspecto, o que tem ocorrido muito é a contratação de freelancers ou empresas terceirizadas.

Por exemplo no setor de comunicação, ao invés de criar um setor próprio de marketing que envolverá gastos com equipamentos, salários dos profissionais e materiais utilizados, além dos benefícios como 13º salário, transporte, saúde e etc, é possível estabelecer contratos com profissionais liberais ou terceirizar empresas para cuidar dessa área da sua empresa.

Para abrir uma empresa: Seja analista e realista

Um erro muito comum para os iniciantes é projetar números surreais a respeito da lucratividade que a empresa terá. E pior do que isso, as vezes nem chegar a colocar na ponta do lápis os custos e o potencial de lucro do próprio negócio.

A dica é não trabalhar com conjecturas ou previsões superficiais, mas alimentar-se de números reais. Para os custos, consulte os preços concretos presentes no mercado de cada um dos itens necessários ao funcionamento do seu empreendimento tanto relacionados aos questões materiais e não materiais.

Converse, pesquise e conheça outras empresas semelhantes a sua e descubra os custos fixos delas.

Em relação a rentabilidade, faça pesquisas de mercados, veja a concorrência, analise banco de pesquisas disponibilizados na internet e calcule uma previsão aproximada de lucro segundo o seu nicho de atuação.

Outra boa orientação é fazer testes em pequenas proporções e sentir o mercado, antes de abrir sua empresa com toda a abrangência que ela terá.

Para abrir uma empresa: Conheça muito bem seu cliente

Abrir uma empresa, sem conhecer o cliente pode ser o seu maior erro!

Você conhece as dores do mercado? Sabe o que as pessoas estão precisando? O que a sociedade tem falta? Quanto estão dispostas a pagar por um determinado serviço ou produto?

Nada adianta abrir um restaurante de altíssima qualidade se o seu público não está disposto a pagar pelo valor devido. Para isso as pesquisas de mercado funcionam como uma ótima solução. Ouça quantas vezes seja necessário o que o seu potencial cliente tem a dizer.

A pesquisa pode ser desenvolvida presencialmente, online, por telefone ou outra forma que mais se encaixe na comodidade do seu público.

Além de entender a necessidade do consumidor, você poderá aprimorar o seu serviço ou produto com sugestões e ideias. O que lhe permitirá investir em uma proposta mais assertiva.

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