Entenda o significado de outsourcing, a importância e origem do conceito e por que essa prática tem sido tão utilizada por empresas de grande e pequeno porte no Brasil

 

Não é apenas aos intemperes do mercado que o empresário precisa vencer para ter um negócio lucrativo, é necessário também saber comandar muito bem as diversas áreas que uma empresa abrange.

Embora você seja especialista em um determinado segmento e por isso tenha escolhido criar uma empresa focada em algum serviço ou produto, sabemos que o empreendimento não envolve apenas a especialidade da casa, mas diversos setores, como administração, comunicação, TI, entre tantos outros.

As distintas área de um negócio são fundamentais para o funcionamento do todo, mas muitas vezes não são o cerne da empresa. Por isso realizar todas as áreas com excelência pode ser um grande desafio.

Neste sentido, muitas empresas estão optando por um método conhecido no mercado como OUTSOURCING. Mas o que é outsourcing? A que tipo de serviço esse conceito se refere?

O que é outsoucing?

O termo é uma expressão em inglês que ao ser desmembrada fica assim: “out” “fora e “sourcing” que remete a “fonte”. Portanto, se traduzida no sentido literal, outsourcing é “fonte de fora”.

A palavra, embora pareça sem sentido, está relacionada exatamente ao significado prático da expressão que é a utilização de serviços de fora da empresa, ou seja a terceirização de serviços relacionados à parte estratégica de um empreendimento.

O outsourcing pode ser compreendido também como uma serviço de parceria com uma empresa amiga onde uma área ou algum serviço da organização passa a ser realizado por uma organização externa.

Qual a diferença entre outsourcing e terceirização?

É muito comum ouvir por aí que outsourcing significa simplesmente terceirização, mas existe alguns pequenos detalhes que distinguem os dois termos. Enquanto a terceirização emprega serviços de terceiros relacionados as partes básicas da empresa, como limpeza, alimentação ou áreas afins; o outsourcing contrata serviços relacionadas a partes estratégicas do negócio.

Todavia, em ambos os casos é uma contratação de serviços externos a organização contratante. Portanto uma empresa de fora ficará responsável por alguma área ou tarefa da organização responsável por adquirir o serviço.

Outro ponto relevante que distingue ambos os serviços, é que a terceirização é uma prática muito antiga e comum no mundo dos negócios, enquanto o outsourcing é um serviço relativamente recente que têm crescido consideravelmente nos últimos anos.

Quando surgiu o outsourcing?

Estima-se que o termo começou a ser usado nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Como as empresas precisavam se concentrar na produção de armamentos, tiveram que terceirizar alguns estores da empresa para focar no objeto principal do negócio.

Na década de 80, com a internacionalização das empresas, o outsourcing passou a ser ainda mais relevante, um vez que o foco do negócio passou a ser o cliente.

Isso porque uma das vantagens da prática é que ao subcontratar outra organização, a empresa contratante passa a concentrar os esforços no que mais importa para o negócio: o cliente.

Outro ponto relevante do outsourcing é a defesa de que a empresa precisa focar no que ela faz de melhor, valor fundamentado em um dos conceitos defendidos pelo economista Adam Smith,

Segundo o filósofo, os “trabalhadores devem concentrar a sua posição de acordo com as suas próprias especializações, para serem eficazes e eficientes.”

Smith defendia inclusive que as empresas deveriam focar os esforços no que elas faziam de melhor e o restante deveria ser sublocado.

Essa ideia ganhou a adesão de grandes corporações que enxergaram no outsourcing um modo de melhorar a competitividade e praticidade do empreendimento. Com o passar dos anos, a prática se espalhou também para as médias e pequenas empresas.

Agora que entendemos o conceito e a origem do outsourcing, é necessário saber quais áreas é possível encontrar este tipo de serviço e de que maneira sua empresa pode aderir à terceirização.

Quais são os tipos de outsourcing?

É fundamental compreender o que Smith defendia tão claramente. As empresas precisam concentrar no que elas fazem de melhor, e o que for menos essencial é possível terceirizar. Portanto vejamos como exemplo uma confeitaria.

Para este tipo de negócio, o interessante é ter outsourcing da parte burocrática, como a contabilidade ou outra área qualquer como a comunicação. Todavia, a atividade de confeitar que é o foco principal do negócio deve ser mantido pela própria empresa.

Portanto, tenha sempre o outsourcing como um serviço para as partes menos cruciais da empresa. Entendido esse ponto, vejamos em quais áreas o outsourcing se aplica.

Na verdade, há diversos segmentos de outsourcing. Alguns dos mais buscados pelas empresas estão relacionados às áreas de TI, Impressões e marketing.

Estes setores são os mais procurados devido à necessidade de profissionais especializados na área, o que, muitas vezes, requer investimento elevado e gastos onerosos com aquisição de equipamentos, como é o caso das impressões.

Outsourcing de impressões

O outsourcing de impressões é um dos serviços de terceirização mais visados pelas organizações por permitir a redução de custos e melhora da rentabilidade das empresas. .

Com o outsourcing, as organizações usufruem de impressoras de alta qualidade como Canon, Brother, Kyocera, sem arcar com custos de aquisições de equipamentos. O que melhora a eficiência e rapidez dos processos.

Outro ponto positivo que atrai os olhares dos empresários para o outsourcing de impressões se deve à manutenção das impressoras. As empresas contratantes deixam de arcar com custos de profissionais e de gastos com jatos de tintas e passam a pagar apenas pelas páginas impressas, como é o caso do serviço oferecido pela Copygreen Outsourcing.

A prática é adotada por empresas de diversos segmentos como indústrias, escritórios de advocacia, instituições financeiras entre tantos outros ramos. Outro aspecto importante a ser destacado é que o outsourcing de impressões é um serviço que pode ser utilizado por qualquer tipo e tamanho de organização seja ela de grande ou pequeno porte.

Conclusão

O outsourcing é um dos setores que mais crescem por proporcionar benefícios entre ambas as partes e por gerar maior eficiência às organizações contratantes.

Entretanto é essencial que ao escolher uma empresa de outsourcing, você opte por uma organização que seja especialista e com boa reputação no mercado para evitar erros ou problemas sérios nos setores terceirizados.

Não resta dúvidas que o outsourcing pode ser muito lucrativo para o seu negócio, mas lembre-se que precisa ser entregue para mãos eficientes, uma vez que é uma pequena parte da sua empresa que está sendo entregue a terceiros!

 

 

 

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