As contas estão ficando no vermelho? A redução de gastos é um dos pontos mais relevantes para começar a colocar a casa em ordem. Fique atento as dicas!

 

Embora a economia tenha apresentado uma leve melhora nos últimos meses, a maioria dos empresários sabe que o “mar ainda não está para peixes”. Isso porque os juros continuam com índices elevados e a instabilidade ainda é muito presente em diversos setores do mercado.

Entretanto, ainda que vivêssemos a mil maravilhas, uma empresa estável se estabelece com o mínimo de gastos possíveis e uma progressão considerável em investimentos. Portanto, a redução de gastos, principalmente os desnecessários, é sempre bem-vinda!

Vejamos então como você pode diminuir custos e o melhor: aumentando a sua lucratividade. Abaixo informaremos dicas que já foram testadas e aprovadas por diversas companhias mineiras e de outros estados brasileiros.

Cuidado com o que parece custar pouco!

Um dos itens que as empresas não dão muita atenção são com os detalhes da organização que no todo podem apresentar um custo considerável. Um exemplo relevante a ser observado são as cópias.

Como o custo unitário da folha pode ser quase irrelevante, muitas empresas não dão atenção para esse item. Todavia, a soma dos valores totais podem representar grandes somas de dinheiro.

Não apenas em relação as folhas para impressão, como também no setor geral de cópias, como a manutenção das impressoras, gastos com troca de toner ou cartuchos de tintas, aquisição dos equipamentos e etc.

Portanto, para reduzir gastos no seu negócio cuidado com os custos desnecessários no setor de impressões.

Há diversas formas para economizar neste setor, vejamos algumas delas.

– Reutilize

Crie a cultura de utilizar o verso das páginas para imprimir. Fixe avisos e informativos nos locais estratégicos do setor de impressões.

A orientação é uma parte fundamental nesse setor, portanto faça o melhor na hora da divulgação, como envio de e-mails, palestras, informativos, entre outros.

Os gastos neste setor podem ser reduzidos pela metade!

Dica: a prática da reutilização pode ser utilizada também em outras áreas. Citamos como exemplo o uso de material descartável para beber água. Incentive o uso do copo lavável e individual de cada colaborador.

A estratégia além de reduzir custos, gera práticas sustentáveis para sua empresa. O que melhora a divulgação interna e externa das políticas do seu empreendimento

– Terceirize

Como dito anteriormente, o gasto no setor de impressões não envolve apenas as folhas de papel, como a tinta, aquisição dos equipamentos e os profissionais de manutenção.

Para reduzir esses tipos de gastos, há um serviço, que tem crescido muito nos últimos anos, conhecido como outsourcing de impressão.

O outsourcing de impressão oferece:

  • Manutenção periódica e pontual das máquinas de impressão;
  • Reposição de tintas;
  • Equipamentos de impressão de alta qualidade;
  • Destinação correta dos resíduos

Portanto, toda a responsabilidade do setor fica a cargo da empresa terceirizada. Um ponto favorável é que como essas organizações são especialistas no segmento, além da empresa contratante não ter mais nenhuma preocupação com a área de impressões, ela conta com a melhora na qualidade e rapidez dos processos de cópias.

– Monitore as impressões!

Você sabia que é possível ter controle de tudo que é impresso na sua empresa? Isso é possível a partir da Gestão de Bilhetagem. A G.B é um dos serviços oferecidos por empresas de outsourcing de impressão.

Uma da principais finalidades da bilhetagem é gerenciar os gastos com impressão da empresa. O procedimento é realizado a partir de um software que proporciona relatórios de custo e uso de cada um dos equipamentos alugados.

Desse modo, é possível compreender quais são os aparelhos mais utilizados e se os colaboradores utilizam a impressora de forma adequada.

A bilhetagem oferece subsídios para criar estratégias de redução de custos com desperdícios de papéis e dados de controle das impressões, fomentando, portanto, a sustentabilidade e economia do negócio.

Outro aspecto positivo desse serviço, é que ele melhora a eficiência e rapidez das impressões, uma vez que o volume de documentos impressos será menor.

Redução de gastos comprovada!

Utilizando as estratégias acima, há pesquisas que indicam redução de gastos em impressões em até 80%, um valor considerável ainda mais se avaliarmos empresas onde a quantia de cópias chega a ultrapassar 10mil por mês.

É importante frisar que o outsourcing de impressão é um serviço procurado tanto por grandes quanto pequenas empresas, basta apenas que a média mensal do empreendimento seja superior a 500 cópias/ mensais.

Energia elétrica e internet: outros pequenos vilões dos gastos

Ar condicionado ligado em ambientes de trabalho podem fazer os custos dobrarem. Uma importante dica é comprar o aparelho correto para a necessidade da sua empresa.

Antes da compra do ar condicionado certifique-se de que a potência do equipamento corresponda as proporções do local onde será instalado.

Máquinas menos potentes em locais de grandes proporções serão forçados a trabalhar mais, consumindo mais energia elétrica e climatizando o ambiente de maneira insatisfatória.

Dê preferência à aparelhos com tecnologia inverter, estes modelos são voltados à economia de energia pois climatizam o ambiente com rapidez e ao atingir a temperatura determinada ele trabalha em menor velocidade mantendo o ambiente refrigerado e consumindo menos energia.

Outra boa prática é em períodos de inverno, desligar os aparelhos e optar pela livre circulação de ar externo para refrescar o ambiente.

Há diversas outras práticas que devem ser observados para redução de energia elétrica, como:

– Uso de lâmpadas mais econômicas;

– Evitar ligar luz em locais bem iluminados durante o dia;

– Cuidado com as jornadas de trabalho em horário de pico;

–  Promova sempre a manutenção preventiva dos equipamentos que precisam de energia elétrica;

Internet sem excessos!

Outro ponto que pode sofrer redução é o pacote de internet. Verifique se o plano adquirido não é maior do que a necessidade real e diária da sua empresa.

A negociação por serviços mais em conta entre as companhias de internet também podem apresentar uma considerável redução de gastos

Conclusão!

As dicas acima focaram principalmente nos detalhes que podem passar despercebidos, mas geram um custo alto no final das contas.

Todavia, há diversos outros aspectos que precisam ser bem observados pela gerência como excesso de colaboradores na equipe, processos irrelevantes e onerosos para a companhia, entre outros.

Arrume a casa e vá aos poucos cortando gastos que podem ser revertidos em investimentos e aumento da lucratividade!

Deixe seu Comentário