Pensar em formas de adaptação ao novo contexto do mercado, é pensar na sobrevivência do seu empreendimento. Não há como ignorar que o mundo mudou e as empresas precisarão se adaptar a essa nova realidade!

A redução no faturamento é uma realidade da maioria das empresas durante a pandemia do Covid-19. Manter o negócio atuante, mesmo em meio as paralisações do mercado tem sido um desafio para muitos empresários.

A primeira questão a ser compreendida é que as empresas precisarão de mudanças e reajustes se quiserem sobreviver. A mudança no mercado é uma realidade, cujos impactos não poderão ser ignorados.

Neste viés, o melhor é aceitar a complexidade que a situação está trazendo e se adaptar da melhor forma possível para manter seu negócio atuante durante e após o coronavírus.

Vejamos algumas orientações que podem ajudar seu negócio neste processo.

1- Chuva de ideias

Esse é um momento de unir forças! Reúna gestores e os profissionais mais relacionados da sua empresa e pense em soluções! Busque referências no mercado e tenha se espelhar em ideias viáveis que poderão manter sua empresa ativa.

Muitas organizações têm criado estímulos de vendas como cupons, ofertas, formas inovadoras de assinaturas, deliverys e até mesmo a criação de novos produtos e serviços.

Pare, avalie e veja o que pode funcionar, mesmo diante das restrições impostas aos empreendimentos.

 2 – Adapte o marketing ao novo contexto da sociedade

Não adianta ficar martelando em uma ideia de compra ou aquisição de serviço, enquanto o seu público está voltado a outras questões que o mundo está passando.

A melhor forma é inserir seu negócio na situação atual do mercado, portanto pense em soluções para a situação delicada das pessoas e trabalhe neste sentido.

Um exemplo é divulgar formas positivas que seu negócio está adotando para atuar mesmo com todas as implicações do coronavírus. Outra situação é apresentar ao seu cliente soluções e possibilidades que sua empresa traz neste novo cenário de crise.

Grandes corporações como a AMBEV, por exemplo, criaram campanhas de apoio aos bares locais. Embora a estratégia seja auxiliar pequenas empresas, todos nós sabemos que manter o bar vivo, está diretamente ligado a própria lucratividade da AMBEV.

Essa foi uma ação de marketing totalmente estratégica e inserida no contexto atual da economia.

3 – Pontue os pontos fracos da sua empresa durante a quarentena

Essa é a hora de evitar o máximo de erros possíveis que seu negócio pode estar cometendo. Portanto, faça uso da Matriz SWOT ou apenas liste os aspectos vulneráveis do seu empreendimento.

Corrija as falhas e avalie como sua empresa é impactada durante a quarentena.  Essa pequena avaliação permitirá que você tenha uma visão geral do negócio e possa tratar os pontos sensíveis.

4 – Reduza o máximo de gastos possíveis

Não dá para manter os mesmos custos com uma entrada menor. A redução de custos é essencial para cumprir com os compromissos financeiros da sua empresa e evitar dívidas.

Negocie com fornecedores: Se há um momento ideal para negociação é o cenário atual. Avalie formas mais brandas de pagamento, reajustes no aluguel da sua empresa, redução de preços, entre outras ações.

Elimine custos pouco relevantes: Evite gastos com assinaturas de revistas e jornais, quando há tanto conteúdo disponível gratuito. Aplique o mesmo princípio com uso descontrolado de papeis e outros recursos da empresa.

– Procure formas mais econômicas de se manter ativo: Um ótimo exemplo para aplicar essa dica é o setor de impressão. Muitas empresas não sabem, mas terceirizar o setor a partir do outsourcing de impressão pode reduzir os custos em até 80%. Desta mesma forma, é possível terceirizar o marketing, limpeza, alimentação e outros setores mais básicos do seu negócio.

Compare preços: Com a queda na demanda do mercado, vários preços de produtos e serviços estão despencando. É hora de você contatar outras empresas e verificar se o preço que você está pagando é realmente o mais interessante.

– Redução nos impostos: com a crise, alguns impostos estão sendo suspensos temporariamente. Verifique se na sua cidade há alguma flexibilidade nos pagamentos de impostos e utilize o máximo possível.

Para saber mais dicas de redução de custos na sua empresa, disponibilizamos outras informações no artigo “Veja como reduzir custos nas empresas durante e pós quarentena”.

5 – Tenha uma empresa útil durante e pós quarentena

Por fim, e não menos importante é ter um produto ou serviço que as pessoas precisem durante e após a quarentena. Não adianta tentar vender algo que as pessoas não querem comprar.

Descubra as novas necessidades das pessoas e se possível, crie novos produtos ou serviços, ou até mesmo adapte seu empreendimento para a mudança que o mercado sofrerá.

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