A impressora a laser é mais recomendada para demandas maiores de impressão, enquanto a jato de tinta é aconselhada para impressões coloridas ou para negócios com baixa quantidade de impressões mensais
No mercado de impressão tanto a impressora a laser quanto jato de tinta são extremamente úteis. Por isso, tire da sua cabeça a ideia entre o melhor e pior equipamento.
A grande questão entre a impressora a laser e a jato de tinta está nas suas funcionalidades e principais caraterísticas relacionadas a impressão.
Dito isso, neste artigo informaremos os aspectos positivos e negativos de cada uma das máquinas. Assim você poderá avaliar qual impressora é mais útil para a sua necessidade de impressão.
Principais vantagens da impressora a laser
A impressora a laser diferentemente da jato faz uso do toner. É uma espécie de tinta em pó que realiza a impressão a partir de pequenos pigmentos.
A impressora a laser, por usar uma tecnologia mais avançada, gera mais qualidade e rapidez nas impressões. Esse tipo de equipamento imprime em média 18 páginas por minuto enquanto a jato trabalha com 8 páginas por minuto.
Outro ponto bastante favorável da impressora laser é a quantidade de cópias impressas. Uma máquina robusta chega a capacidade de 100 mil cópias mês.
O toner tende a ser mais econômico que o cartucho de tinta. Por isso, a rentabilidade deste tipo de impressora é muito superior a jato de tinta.
Resumindo a impressora a laser tende a ser mais rápida, econômica é muito mais robusta que a jato de tinta.
Principais desvantagens da impressora a laser
Agora vamos aos principais aspectos negativos da impressora a laser. O primeiro ponto é que tanto para quem vai comprar ou alugar a impressora, a laser é mais cara!
A impressora a laser chega a custar três vezes o valor de uma impressora jato de tinta. Portanto, embora trabalhe com mais rapidez e agilidade, seu custo é consideravelmente maior.
Outra questão é que esse tipo de equipamento precisa estar constantemente ligado, já que sua inutilização pode gerar danos a algumas peças internas.
O toner possui um custo até quatro vezes maior que um cartucho de tinta. Por fim, um ponto a ser frisado é que a impressora a laser, embora possua uma impressão de alta qualidade, ela não é tão fidedigna a impressões de imagens.
Principais vantagens da impressora jato de tinta
Como o próprio nome infere a impressora a jato de tinta faz uso de cartuchos de tintas. Ao todo, ela utiliza quatro cartuchos com cores distintas: ciano (Cyan), magenta (Magenta), amarelo (Yellow) e preto (Black).
Esse padrão é conhecido como CMYK e foi aplicado ao mercado de impressão justamente porque a combinação de tais tonalidades é capaz de criar praticamente qualquer outra cor.
É por essa razão, inclusive, que a impressora jato de tinta imprime colorido com mais qualidade que a maioria das outras impressoras.
Outra vantagem é o custo baixo deste equipamento. Tanto a máquina quanto o suprimento apresentam valores inferiores a impressora a laser.
Os modelos da impressora jato de tinta tendem a ser mais compactos, o que é mais útil para ambientes com pouco espaço.
Principais desvantagens da impressora jato de tinta
Os pontos negativos da impressora jato de tinta estão relacionados ao desempenho e ao custo benefício.
Para negócios com grande demanda de impressão, o custo da jato de tinta é mais alto, por produzir menos e exigir mais.
As cópias da impressora jato de tinta tendem a sair mais úmidas, o que muitas vezes danifica o arquivo com manchas e falhas do conteúdo.
A lentidão e dificuldade de impressão em larga escala também é outro problema da impressora jato de tinta.
Mas e então qual equipamento escolher?
Impressoras jato de tinta são recomendadas para negócios onde há muitas demandas de impressões coloridas como consultórios, pequenos comércios e escritórios, e sobre tudo para uso em home office em geral.
Impressoras a laser são recomendas para empresas que precisam imprimir em larga escala e com rapidez. Tanto escritórios quanto grandes indústrias podem fazer uso da impressora a laser, assim como gráficas e escolas.
Além de ser mais moderna e dispor de várias funcionalidades que geralmente uma impressora a jato de tinta não conta.
Alugar é melhor que comprar a impressora!
Para finalizar as nossas dicas, gostaríamos que a melhor forma de ter a impressora na sua empresa é alugando.
Os custos dos equipamentos para compra são altos e exigem profissionais de manutenção. Além da instalação e da dificuldade de gestão de cópias.
Com a locação de impressoras, o custo pode sair até 80% menor e você dispõe de vários outros benefícios como reposição de tintas e outros suprimentos, gestão de impressão, manutenção.