Varias ações simples podem levar sua empresa a reduzir custos em até 80% como terceirizando serviços, tabelando custos, negociando com fornecedores e reduzindo custos desnecessários. Confira nosso texto e veja cada uma das orientações.

A redução do faturamento da maioria das empresas brasileiras durante o Covid-19 evidenciou a necessidade de redução de custos.

Manter os mesmos gastos, com um valor de entrada muito menor pode provocar endividamento do negócio e empréstimos bancários com alta taxa de juros.

É melhor diminuir os gastos agora a esperar o mercado voltar à normalidade.  E vamos com calma, nem sempre reduzir custos significa a demissão de colaboradores.

Vejamos algumas reduções que podem ser feitas com ou sem crise.

Meça todos os gastos

Antes de qualquer orientação, você precisa saber quanto está saindo da sua empresa. E geralmente esta análise leva a grandes surpresas como gastos desnecessários ou má administração.

Portanto, organize sua empresa por setores, e depois faça uma planilha bem detalhada de tudo que entra e sai.  Desse modo, você poderá ver com clareza onde os cortes poderão ser feitos sem afetar duramente seu empreendimento.

Crie parcerias úteis

Outra ação muito válida é parceria com empresas que poderão lhe fornecer serviços com preços abaixo da tabela de mercado em troca de outros produtos ou serviços da sua empresa.

Um bom exemplo, é parceria com empresas de reciclagem. Você sabia que há negócios que compram cartuchos de tinta usados?

Portanto, além de encontrar uma destinação útil para o lixo da sua empresa, você pode ganhar valor da marca com ações de consciência ambiental, além de ser remunerados por isso.

Trabalhe bem com seus fornecedores

Negociar é sempre a chave para bons resultados. Negocie preços, formas de pagamento e produtos com o máximo de fornecedores possíveis.

Em momentos delicados da economia as empresas estão mais abertas a negociação, portanto abra leques de possibilidades para reduzir custos e melhorar o fornecimento da sua empresa.

Compare preços

É muito comum as empresas se acostumarem com determinados fornecedores e não avaliarem como está a tabela atual de preços.

Faça pesquisas, veja quanto as empresas estão dispostas a oferecer por seus produtos e serviços.  Apenas essa simples avaliação, já poderá fazer seu negócio gastar muito menos.

Há também a possibilidade de substituição de serviços por outros com preços bem mais interessantes, como é o caso do marketing terceirizado comparado aos profissionais fixos.

Invista em máquinas e equipamentos!

Aumentar a agilidade sempre diminui custos. As máquinas da sua empresa são antigas e exigem muito com manutenção?

Mas você pode pensar: como vou aumentar os custos agora comprando equipamentos mais novos?

Uma boa dica é alugar. Empresas de outsourcing de impressão alugam equipamentos novos e modernos com ótimas preços. Assim, você ganha em agilidade e no custo das impressoras.

Esse tipo de serviço pode fazer as empresas reduzirem até 80% dos custos no setor de cópias.

Hoje é possível você alugar praticamente todos os itens do seu escritório. Faça pesquisas e compare os custos.

Identifique estoques de baixo giro

Diminua a saída de dinheiro do seu caixa diminuindo seus estoques. Lembre-se recurso parado significa perda de dinheiro!

Considere a terceirização

A terceirização é uma prática que tem crescido muito nos últimos anos, justamente por gerar agilidade a empresa e diminuir drasticamente os gastos.

É muito melhor dispor de serviço terceirizado a arcar com todos os custos de uma equipe no regime CLT.

Com a terceirização, você:

– Economiza Espaço;

– Não tem custos ligados a férias, transportes e outros benefícios do CLT;

– Conta com profissionais especialistas;

– Ganha tempo para focar nas áreas mais relevantes da sua empresa;

– Ganha flexibilidade empregatícia;

Comissione a equipe!

Uma forma de estimular o aumento de vendas da sua empresa é propor parte do salário do funcionário em comissão.

A comissão gera incentivos para vendas e estimula sua equipe a encontrar formas de melhorar a lucratividade da sua empresa.

Seja generoso quanto a isso! Seu funcionário só fará esforço, se ele entender que o retorno é compensador.

Para reduzir custos, essa é uma estratégia bastante útil, já que se a sua empresa cai o faturamento, todos sentem com a perda, não apenas o CEO da marca.

Evite gastos desnecessários com papeis e outros custos!

Cuidado com aqueles gastos que parecem ser pequenos. Faça a gestão de cópias e proponha metas a serem atingidas com papeis e outros gastos.

O outsourcing de impressão é um serviço que realiza a gestão completa do setor de impressão entregando relatórios do número de cópias mensais gastas.

Com este tipo de serviço você consegue avaliar quanto está sendo dispendido e com o que está sendo dispendido. Além de conseguir regular quanto cada impressora pode gastar mensalmente.

Além de gastos com papeis, verifique os custos com energia e água. Geralmente essas contas passam despercebidas, mas são bastante onerosas no fim do mês.

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