Resumo: Primeiro saiba quais são seus gastos e entradas, depois negocie com fornecedores, credores e clientes inadimplentes. Após esse processo é hora de cortar gastos nas atividades e custos que estão sendo desnecessárias. Quer entender melhor? Leia nosso texto até o final

 Reduzir custos não precisa ser uma ação que se faz em momentos de crise, mas é um bom hábito a se tomar quando a empresa está ficando inchada ou acumulando gastos desnecessários.

Antes de cortar qualquer coisa, você precisa entender muito bem como estão as contas da sua empresa. Parece óbvio, mas a verdade é que muitos empreendimentos, principalmente as pequenas empresas, não possuem uma gestão financeira detalhada e clara.

Esse problema ocorre principalmente com custos menores, como impressão, iluminação, internet e limpeza. Ainda que não represente a fatia mais relevante dos custos, esses gastos reduzem a lucratividade e tornam o negócio menos eficiente.

Você sabe para onde os recursos estão indo?

A primeira ação é, portanto, fazer uma lista geral de tudo que se gasta e entra na empresa. Nesse processo, seja minucioso, registre detalhes e pequenos custos como luz, transporte, impressão, e tudo que, de alguma forma envolver o processo de funcionamento.

Tudo registrado e bem organizado, vamos finalmente aos cortes de gastos. Lembre-se que a ideia não é diminuir a produtividade, mas fazer sua empresa ser produzir mais, com menos.

Seja um bom negociador

A negociação faz toda a diferença na redução de custos. Você pode fazê-la em em diversas áreas como fornecedores, credores, inadimplentes e por aí vai.

Fornecedores

Verifique se não é possível melhorar os prazos de pagamento. Se você conseguir esticar o prazo, sem aumento de juros, você terá mais recurso para trabalhar com outros materiais.

Daremos um exemplo para a situação ficar mais clara para você. Suponhamos que você tenha uma loja de roupa e consiga negociar com uma das marcas um prazo três vezes maior para pagamento, sem aumento de juros. Você terá mais investimento para negociar com outros fornecedores com descontos melhores em pagamento a vista ou fórmulas semelhantes.

Dívidas

Se você tem algum tipo de dívida com banco ou outras instituições, sugira negociações. De todos os credores que você pode ter, o banco é geralmente o mais agressivo em relação aos juros.

Por isso, tente validar com as pessoas físicas formas melhores de pagamento, para liquidar suas dívidas onde os juros são mais altos, que geralmente são os bancos.

Juros é um ótimo vilão na hora de roubar os lucros da sua empresa. Por isso, reduzir custos negociando dívidas, é uma das melhores formas de redução de gastos.

Clientes inadimplentes

Na mesma moeda que você negocia com quem você deve, promova boas ofertas de quitação de dívida para seus clientes inadimplentes. A maioria das pessoas querem liquidar dívidas e voltarem a consumir sem restrição, por isso pense em negociações que favoreçam ambas as partes.

Lembrando que é melhor receber uma quantia pequena, a não ganhar nada.

Reavalie os custos fixos

Funcionários

Com as mudanças nas leis concernentes às formas empregatícias, está mais simples contratar e demitir colaboradores. Portanto, veja se cada cargo é realmente necessário para o processo, um bom exemplo é a limpeza.

Imaginemos uma loja de móveis. É realmente necessário um funcionário fixo da limpeza, ou essa empresa poderá ter um diarista que vai ao espaço duas ou três vezes por semana?

É muito mais barato ter alguns colaboradores freelancers ou terceirizados, a arcar com todos os custos que envolvem o regime CLT. Por isso, faça uma análise de todo seu time e veja se é necessário ter toda a equipe fixa.

Lembrando que a terceirização pode se dá diversas áreas da empresa como o setor de cópias, marketing, TI.

Um serviço que têm crescido muito, por exemplo, é o outsourcing de impressão que otimiza todo o setor de cópias e ainda gera redução de gastos em até 80%

Gastos gerais da empresa

Após ter analisado a equipe, agora é o momento de averiguar os custos materiais.

  • Como estão as contas de energia? Pense na possibilidade de sensores, ambientes que ampliam a iluminação natural, e troca de equipamentos antigos por novos. Aparelhos antigos tendem a consumir mais energia que as máquinas modernas.
  • Há plano de internet e telefônicos mais baratos? Pesquise e veja o que mudou nos preços.
  • Imprime muito? Já pensou em digitalizar arquivos, empresas de aluguel de impressoras te ajudam nesse processo.

Mas um alerta importante é: cuidado para não cortar no lugar errado! Como dissemos antes o objetivo é fazer a empresa não perder produtividade.

Pense no aumento de entradas!

Muitas empresas cometem o erro de reduzir ou até mesmo cortar investimento em marketing nos momentos de crise, quando deveriam fazer justamente o contrário!

Se você pensou em cortar gastos, justamente porque precisa aumentar as receitas, então não reduza verbas em divulgação. Essa é a hora de fazer sua empresa aumentar e não diminuir as entradas.

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