Custo subiu? Produtos ficaram mais caros? Veja como reduzir os gastos com impressão e economizar enquanto muitos produtos estão limitados no mercado!

A crise que se iniciou na China tem provocado um problema comum a quase todos que precisam de produtos importados: escassez de materiais.

Um dos setores da sociedade mais afetados por essa situação são as empresas ligadas aos eletrônicos, já que quase tudo de alguma maneira é produzido na Ásia.

No setor de impressões, por exemplo, tem itens de impressora, toners, tintas que são fabricados no exterior. Mesmo os produtos nacionais, ainda possuem uma peça ou outra que é importada.

Por todas essas dificuldades é praticamente impossível não utilizar produtos importados quando o assunto é cópias. Mas o que fazer para evitar a falta destes materiais?

O segredo é ECONOMIZAR!

Não adianta tentar encontrar soluções para recursos substitutos, já que quase tudo é produzido fora. Nesse momento delicado que a economia mundial está passando, precisamos ser consistentes e econômicos.

Portanto, temos algumas orientações para sua empresa reduzir diretamente o uso de materiais importados ligados à impressão. Quer saber quais são essas dicas? Vamos lá.

Impressão rascunho ou normal

A tinta é um dos insumos da impressão importados mais procurados. Isso porque ela é usada diariamente em quase todo tipo de empresas.

Para economizar nas cópias, configure sua impressora para impressão rascunho ou normal.

Essas são formas mais econômicas e podem ser usadas em quase todos os tipos de impressão.

Utilize o cartucho o máximo que puder!

Troque no momento certo! Para isso, há softwares ligados às máquinas que informam o tempo ideal para troca do cartucho ou toner.

Organizações de outsourcing de impressão instalam essas ferramentas nos computadores e fazem a troca no momento adequado.

Neste tipo de serviço, você não precisa se preocupar com nada. Todo o setor de cópias fica a cargo da empresa terceirizada.

Nada de cópias coloridas!

A tinta colorida possui o mesmo valor que a preta, todavia a impressão color chega a custar até quatro vezes mais por utilizar muito mais tinta. Portanto, se o assunto é economizar, opte por uma impressão P&B.

Nesse processo de escassez o melhor é evitar figuras, formas mais complexas que utilizem muita tinta.

Há também a possiblidade de enviar arquivos por outros canais, como e-mail, redes sociais, etc.

Envie informações online ou por dados móveis!

O mundo moderno traz consigo todas as possibilidades de trabalho online. Portanto, aproveite essa nova tendência para enviar contra cheques, avisos, recados e orientações por canais corporativos.

Imagine uma empresa com 300 funcionários. Em caso de três impressões para cada colaborador, será evitado quase 1000 cópias.

Mantenha sua impressora ligada!

Pouca gente sabe, mas toda impressora gasta um pouco de tinta (inclusive para verificar suas reservas) assim que é acionada. Desta forma, vale mais a pena deixá-la sempre ligada, caso vá fazer várias impressões ao longo do dia.

Atenção! Essa orientação é recomendada apenas para locais onde o número de impressões é recorrente.

Confira se é necessário!

Antes de enviar para a impressora, avalie se a única forma possível para realizar a tarefa seria imprimindo.  Depois de pensar conscientemente, tome sua decisão!

Impressão frente e verso

Essa dica é uma das mais usadas na empresa. Portanto, agora mais que nunca estimule essa boa prática entre seus colaboradores.

Você sabia que boas práticas podem diminuir a carga tributária para produtos importados?

Como já se sabe, o Brasil tem uma carga tributária elevada, que gera impactos consideráveis na produtividade, lucratividade e competitividade das empresas.

Desse modo, muitos empreendedores buscam opções lícitas, como os incentivos fiscais, que podem ajudar a reduzir essa influência e fortalecer o negócio no mercado.

Confira algumas das ações que podem reduzir tarifas fiscais:

  • executar projetos de interesse do estado;
  • investir em aperfeiçoamento tecnológico;
  • gerar empregos diretos;
  • treinar e capacitar pessoal;
  • adquirir bens e serviços das empresas localizadas no estado.

Verifique qual a regulação da sua cidade e descubra se há algum desconto. Esse é um excelente modo de reduzir custos no seu negócio!

Conta para gente!

Tem alguma outra dica bacana? O que achou do nosso artigo? Sua opinião é muito importante para nossa equipe.

 

 

 

 

Deixe seu Comentário