Resumo: a impressão desbotada ou na cor errada da imagem original pode estar ligada a entupimento do cartucho ou falta de tinta. Para resolver o problema basta verificar o nível de tinta, fazer a recarga ou limpeza do recipiente.

Sua impressora está imprimindo nas cores erradas ou a impressão está aparecendo como se estivesse desgastada? Imagens falhas ou diferentes da imagem podem ser causadas por uma série de fatores.

Os problemas podem estar ligados a causas mais complexas como peças danificadas a problemas mais simples ligados a própria tinta.

Vejamos a seguir os erros mais comuns

Causas para impressão com cores erradas

Os principais motivos de erros ligados a cores na impressão estão relacionados ao entupimento do cartucho/ toner ou a falta de tinta na impressora. Mesmo que a tinta seja nova, se o cartucho estiver entupido o problema de impressão pode ocorrer do mesmo modo.

Outra falha muito comum é gerada devido ao ressecamento da tinta que geralmente ocorre por baixo uso da máquina. Os especialistas em impressão recomendam uso frequente da impressora para evitar ressecamento da tinta como também danos a impressora.

Como resolver o problema?

A primeira questão que você precisa saber é a causa do problema. O primeiro teste relevante a ser feito é do nível de tinta.

Se o cartucho colorido estiver no fim, a impressora pode utilizar uma cor para substituir a que está escassa. Neste caso, recomendamos a troca do cartucho ou toner.

Como verificar se a tinta acabou?

Para saber se ele de fato está no fim, confira os níveis de tinta do cartucho:

– Vá no menu “Iniciar” e clique em “Dispositivos e impressoras”;

– Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da impressora e clique em “Propriedades da impressora”;

– Na nova janela que abrir, na aba “Geral”, clique no botão “Preferências”;

– Uma nova janela será aberta e nela serão exibidos os níveis de tinta do periférico.

Em seguida, imprima uma página de testes:

– Ligue a impressora e verifique que há papel para realizar a impressão;

– Vá no menu “Iniciar” e clique em “Dispositivos e impressoras;

– Clique com o botão direito do mouse na impressora instalada e clique em “Propriedades da impressora”;

– Na guia “Geral”, clique na opção “Imprimir página de teste”.

Os cartuchos em bom estado imprimem em cores sólidas iguais as da etiqueta do cartucho ou apresentam um padrão uniforme, com intervalos pequenos e constantes.

Já aqueles com problemas apresentam barras desformes, desbotadas, faltando ou com riscos, que pode significar cartucho vazio ou com pouca tinta, bicos entupidos ou problemas elétricos.

Quando o resultado do teste não coincidir de maneira alguma com as linhas da etiqueta da impressora, pode ser que as tintas do cartucho estejam misturadas.

Como desentupir o cartucho?

Caso você perceba que o nível de tinta está adequado e o problema esteja ligado a cartucho entupido, há algumas orientações caseiras como uso de secador para derreter a tinta ressecada, uso de vapor d´água, ou limpeza com pano limpo.

Todavia os especialistas não recomendam pelo processo ser um risco para a máquina, o que geraria gastos ainda maiores. A orientação profissional é recorrer a uma loja de recargas de tinta. Além do desentupimento e recarga serem feitas da forma correta, são oferecidos garantia, o que aumenta a durabilidade do cartucho ou toner.

No caso das empresas, esse tipo problema atrasa os processos e gera morosidade ao funcionamento do negócio, o mais recomendado é fazer uso do serviço de outsourcing de impressão que agrega todas essas atividades após a locação da impressora.

Portanto, a empresa deixa de arcar com custos ligados a reposição de tintas, manutenção das máquinas e até mesmo gestão do material impresso. É um benefício que gera economia de recursos e tempo.

Deixe seu Comentário