Conheça os benefícios que o outsourcing pode agregar à sua empresa e veja como você pode economizar e muito contratando especialistas em áreas que são o ponto fraco do seu negócio
Uma característica inerente ao mercado atual brasileiro é a redução de custos e a otimização da equipe de trabalho. Isso, porque em uma economia marcada pela instabilidade política e por uma crise que ainda não foi vencida, as organizações estão buscando formas de manter os negócios estáveis com o mínimo possível de gastos.
Neste viés, uma das soluções adotadas pelas empresas é o outsourcing. O termo refere-se a prática de terceirização das empresas dos setores estratégicos do negócio.
Exemplo de outsourcing
Para você entender melhor o outsourcing, citemos como exemplo um grande escritório de advocacia. O foco principal do empreendimento são os advogados e as causas dos clientes, todavia o trabalho envolve uma série de papéis que são fundamentais para o dia a dia dos processos.
Portanto, para manter o bom funcionamento, uma empresa normal gasta com custos onerosos na aquisição de equipamentos de impressão, não apenas com máquinas, mas também com profissionais de manutenção dos equipamentos. Além desses gastos, a empresa corre o risco de perda de tempo por algum problema com tinta ou algo específico do equipamento.
Como a impressão de documentos é relevante, mas não é o cerne da empresa, muitas organizações acabam contratando empresas expert no assunto que irão assumir essa área da empresa, onde elas arcarão com custos de aquisição de equipamentos e manutenção.
Portanto, a empresa contratante do outsourcing reduz custos e ainda conta com profissionais especialistas para cuidar de algum setor específico da organização.
Esse é apenas um exemplo do serviço de outsourcing. Existem muitos outros em áreas distintas, como TI, marketing, entre outros.
Crescimento do Outsourcing no mundo
Como vimos no exemplo acima, o outsourcing é uma solução prática e econômica para áreas da empresa que são relevantes, mas não são a essência do negócio. Por essa razão, a prática tem crescido muito nos últimos anos, tanto no Brasil quanto no mundo.
Segundo dados divulgados pelo relatório da Transparency Market Research, a previsão é de que o outsorcing chegue a US$ 95 bilhões de dólares em receita, totalizando um aumento de 14,8% até o ano de 2024.
Um crescimento tão grande deste setor está relacionado aos benefícios que os serviço oferece. Conheçamos alguns deles.
Benefícios do outsourcing para as empresas
Redução de custos
Um dos pontos mais atrativos do outsourcing é a redução de custos para as empresas. A exemplo do setor de locação de impressoras, as empresas deixam de comprar equipamentos, que muitas vezes têm um custo elevado para apenas locar os materiais, gastando apenas com as páginas impressas.
Dessa forma há uma economia considerável das organizações, além do mais elas deixam de gastar com manutenção ou compra de tinta, para apenas investir na impressão.
Empresas especializadas no ramo como a Copygreen Outsourcing garantem redução de custo para o cliente de até 80% em impressões.
Maior eficiência do setor
Outro benefício do outsourcing é que a terceirização envolve a contratação de especialistas do setor. Neste sentido, uma empresa expert irá assumir uma área em que a organização não tinha tanta aptidão, melhorando e aprimorando consideravelmente o setor.
No caso do ramo das locações de impressoras, um problema é que as empresas de impressoras alteram o produto com muita frequência, levando as organizações a terem gastos onerosos com mudanças de equipamentos e adequações dos produtos.
Outro ponto é que devido ao gasto elevado do equipamento, as organizações muitas vezes adquirem materiais de baixa qualidade, o que reduz a eficiência.
Com o outsourcing, evita-se estes gastos e utiliza-se impressoras de alta qualidade e performance, como marcas como Canon, Brother, Kyocera. O que contribui diretamente para o aumento da eficiência nas atividades.
Melhor produtividade das empresas
Uma empresa contempla diversas áreas, o que, em muitos casos, provoca a ineficiência em determinados setores pela gestão não compreender de alguns aspectos específicos do próprio empreendimento.
Com o outsourcing, a gerência passa a concentrar esforços nas partes mais relevantes para a melhora na rentabilidade da empresa e deixa de ocupar energia com setores onde há menor conhecimento.
Mais flexibilidade da gestão
Completando o tópico anterior, com o outsourcing a organização passa a terceirizar determinadas atividades permitindo que a gerência fique mais livre para ter novas ideias de crescimento e formas de ampliar as fronteiras comerciais do empreendimento.
Expertise
Um ponto muito favorável do outsourcing é você contar com o melhor do mercado sem gastos elevados. Quando você terceiriza uma serviço, geralmente a empresa contratada é especialista naquela área, portanto você terá expertise na sua empresa a um custo relativamente em conta.
Já que contratar profissionais altamente qualificados para atuar fixamente na sua empresa, pode exigir, na maioria dos casos, gastos muito mais altos que podem ser evitados com o outsourcing.
Flexibilidade de equipe
Vale destacar que boa parte dos contratos estabelecidos com empresas terceiras são geralmente flexíveis permitindo atender a demanda real da organização. Portanto a empresa contratante pode arcar com custos ou aumentar investimentos segundo a necessidade do mercado, o que é muito difícil com uma equipe de colaboradores fixa.
Portanto, em muitas situações a empresa arca com gastos elevados para manter um funcionário que nem sempre está sendo útil para a empresa. Com o outsourcing uma vantagem muito significativa é a possibilidade de contratar apenas o serviço que é de fato fundamental!
Portanto, a facilidade de finalizar a parceria com uma empresa de outsourcing é muito mais simples e menos burocrática que de uma equipe contratada pela CLT.
Conclusão
Em suma, o outsourcing apresenta uma série de vantagens competitivas para as empresas por facilitar o dia a dia dos negócios. É por essa razão que, inclusive, a prática tem apresentado um crescimento tão considerável no Brasil e em várias partes do mundo.
Faça o teste e avalie! Coloque na ponta do lápis todos os gastos atuais da sua empresa com uma área que você deseja aplicar o outsourcing e descubra de vale ou não apenas investir na terceirização de uma das áreas estratégicas da sua empresa.