Conheça os tipos de equipamentos mais utilizados hoje no mercado de impressão e entenda as particularidades de cada impressora
Uma das características mais marcantes no ramo de impressoras é que as marcas investem muito em inovação. Portanto, é comum que os modelos se tornem obsoletos com pouco tempo de lançamento.
Outra especificidade é a grande variedade de equipamentos para suprir as diferentes necessidades das empresas no que tange a impressão. Por esses motivos, é que existem centenas de modelos e diversos tipos de impressoras.
Para você saber qual equipamento é o melhor para sua empresa, apresentaremos abaixo os principais tipos de impressoras e o que você precisa saber sobre cada modelo.
Modelo 1 de Impressora: Jato de tinta
A impressora mais comum e básica do mercado é o modelo a jato de tinta. Ela funciona com o tradicional cartucho para recarregar a tinta que é em média mais em conta que os toners, modelos de recarga voltados para impressora a laser.
Para ter uma noção mensurável, o equipamento de jato de tinta pequeno possui uma média de impressão de 200 folhas por cartucho. Por essa razão, esse modelo geralmente é o preferido para necessidades caseiras, ou seja em baixa escala ou para empresas onde a quantidade de impressão é pequena.
Uma peculiaridade importante para ser destacada quanto à impressora de jato de tinta é que ela é bastante recomendável para impressão de fotografias. Neste caso, as marcas produzem modelos mais específicos e com funcionalidades mais robustas.
Todavia para estas funções, o custo se torna muito mais elevado que uma máquina simples de jato de tinta. Portanto os modelos mais complexos são indicados apenas para profissionais ou empresas do ramo de fotografia já que o valor do equipamento sobe consideravelmente.
Recomendável: Como informamos acima, o modelo jato de tinta é indicado apenas para empresas ou negócios que o número de impressões seja baixo ou para uso domiciliar.
Modelo 2 de impressora: a laser
Enquanto o modelo de impressora a jato de tinta faz uso de pequenas gotículas de tinta para imprimir, a impressora a laser funciona a partir de um pigmento em pó que reproduz a imagem no papel.
Ela é recarregável pelo toner, enquanto a impressora de jato de tinta utiliza-se do cartucho. Em ambos os modelos, existem equipamentos com impressão P&B e colorida.
Algumas das principais características da impressora a laser é a precisão e a elevada capacidade de impressão. Ela não apenas imprime mais rápido, como pode realizar a tarefa de forma automatizada, evitando trabalho e perda de tempo.
Outro ponto que conta a favor da impressora a laser é o fato da impressão ser mais fidedigna a realidade, além de dispor de uma estrutura mais moderna e a manutenção exigir menos do técnico de TI, o que portanto sai mais barato aos cofres da empresa.
Em contrapartida, tanto o toner quanto o equipamento possuem um custo mais elevado comparado ao modelo de jato de tinta.
Recomendável: A impressora a laser é indicada para qualquer empresa que tenha uma necessidade elevada de impressão. Negócios como escritórios, gráficas, empresas de comunicação, pequenas clínicas entre tantos outros nichos, recomenda-se a impressora a laser.
Modelo 3 de impressora: LED
Assim como impressora a laser, neste modelo o recarregamento de tinta é realizado também com toner, onde eles são aquecidos e reproduzem o conteúdo no papel.
Todavia a tecnologia é baseada no LED, uma parte da impressora que fará uma espécie de “gravação” das imagens nos cilindros para que então a impressão seja iniciada.
A impressora de LED tem crescido muito nos últimos anos e tem ampliado mercado principalmente onde há necessidade de impressões coloridas.
Ela é bastante utilizada para impressão de exames médicos, como raio-x, ultrassom, ressonância magnética, tomografia e para impressões detalhadas.
Recomendável: a impressora de LED é aconselhada para empresas relacionadas a áreas médicas e grandes gráficas.
Modelo 4 de impressora: Multifuncional
Equipamentos de impressora multifuncional agregam além da impressão outras funcionalidades como scanner e cópia e, em alguns casos, até a opção fax. Alguns escritórios de advocacia ainda é muito útil a opção “fax”, embora tenha caído em desuso na maioria das empresas.
Há máquinas no modelo multifuncional tanto a laser quanto a jato de tinta. A diferença entre elas é que a sendo a laser mais indicada para usuários que imprimem grande volume de páginas e precisam de rapidez. Os modelos multifuncionais a jato de tinta são voltadas para o uso doméstico e atendem a quem busca economia na hora de comprar cartuchos.
Lembrando sempre que o modelo de tinta a jato é mais lenta e possui uma capacidade inferior de impressão.
Recomendável: É útil para diversos tipos de empresas, como gráficas, escritórios, grandes escritórios de advocacia.
Modelo 5 de impressora: cera
Neste modelo de impressora, a cabeça de impressão contém elementos quentes que derretem cada cor de cera no papel conforme ele rola pela impressora. São equipamentos voltados para serem usados em transparências, exames médicos, ultrassonografias, entre outros.
Recomendável: Clínicas, hospitais e empresas ligadas ao setor de saúde.
Modelo 6 de impressora: tinta sólida
Esse tipo de equipamento de impressão é um modelo mais voltado para a indústria e para profissionais que atuam com criação de desenhos de embalagens.
Uma das suas características principais da impressora com tinta sólida é que ela permite a impressão em diversos tipos de papel e por isso é ideal para provas e protótipos de novos modelos de embalagens e produtos.
Outro ponto a ser destacado sobre essa impressora é que ela utiliza-se de um bloco de tintas sólido. O material é derretido ao longo do processo de impressão e a tinta é aplicada no papel. O procedimento é bastante semelhante a impressão de cera térmica.
Recomendável: A impressora de tinta sólida é uma boa opção para indústrias, e setores relacionados a design de embalagens. Pode ser útil também para empresas que precisem fazer provas constante de tintas.
Modelo 7 de impressora: térmica
A impressora térmica produz o conteúdo do arquivo em um papel termocrômico. O processo ocorre quando a cabeça de impressão aquece e “queima “as áreas especificadas formando texto ou imagem. O ponto positivo da impressora térmica é que ela não utiliza cartucho ou toner.
A impressora térmica é utilizada geralmente para criação de rótulos, etiquetas, códigos de barras, entre outros. Sua principal finalidade é etiquetar.
Recomendável: É muito utilizada em supermercados, farmácias, empresas de saúde e que possuem uma necessidade recorrente de identificação de produtos com códigos de barra.
Modelo 8 de Impressora: cartão
A principal finalidade deste modelo de impressora é imprimir cartões seja em PVC ou magnético. Para isso, existem duas variações da impressora de cartão. Portanto, ela é muito procurada para imprimir cartões de banco, universidade, planos de saúde, entre outros.
Recomendável: É muito procurada por bancos, universidades, hospitais, grandes empresas, entre outras organizações que precisam frequentemente imprimir cartões de identificação.
Existem muitos outros modelos de impressoras, todavia os exemplos citados acima são os mais utilizados e procurados pelas organizações.
Caso você notou que nenhum dos modelos se encaixa na necessidade do seu negócio, basta entrar em contato com um dos especialistas da Copygreen Outsourcing pelo telefone (31) 2511-2510.
A Copygreen é especialista no ramo e poderá indicar a impressora ideal para sua empresa.
Onde devo adquirir a impressora para minha empresa?
Uma importante dica que temos para passar para você é que caso seu negócio tenha um número superior a 500 impressões/mês, o mais interessante financeiramente não é comprar, mas locar o equipamento.
Empresas de outsourcing, como a Copygreen permite que você economize em manutenção dos equipamentos, compra de cartucho, manutenção das máquinas de impressão e gaste apenas com o papel da cópia.
Estima-se que empresas que optam pela locação de impressoras reduzem gastos de até 80% com impressões.
Portanto, faço o teste! Preencha o FORMULÁRIO indicando quantas impressões seu negócio precisa e verifique se o orçamento recebido é mais interessante do o gasto com a aquisição do equipamento.