O primeiro passo para resolver falhas em sua impressora é identificar os possíveis problemas que podem ser a causa por trás de seu mau funcionamento.
Quando uma impressora não opera seu papel corretamente, você perde tempo precioso de trabalho e produtividade. Consequentemente custos sobem e toda uma cadeia de processos fica comprometida.
Por causa disso viemos trazer dicas valiosas sobre como resolver as principais falhas na impressora.
IDENTIFICANDO POSSÍVEIS PROBLEMAS
Para te ajudar a ganhar tempo, apresentamos uma lista abaixo que aponta alguns problemas muito comuns que técnicos de impressão gerenciada tentam identificar primeiro:
-
IMPRESSORA NÃO RESPONDE AO COMANDO
Se a impressora não está sendo responsiva, algumas perguntas fundamentais podem ser feitas:
As tintas e os cartuchos de toner estão verificados? A impressora está com papel suficiente? Todos os cabos estão conectados? A impressora está ligada? As conexões sem fio funcionam?
Dica válida: Impressoras wireless imprimem sem precisar conectar-se através de um cabo a algum dispositivo eletrônico, mas ainda precisam de energia para funcionar. Verifique se sua impressora está conectada à sua fonte de energia.
-
ERRO NA IMPRESSORA
Logo após a inicialização da impressora, uma luz deve se ascender indicando que ela está recebendo energia. Se nesse momento alguma luz estiver piscando, geralmente algum erro está sendo indicado.
Procure por problemas com o cartucho, toner ou um atolamento de papel.
Às vezes é necessário visitar o manual do fabricante para saber exatamente como sua impressora indica que algum problema está em andamento.
-
IMPRESSÃO LENTA
É comum que de repente a impressão comece a ficar lenta demais. Se isso acontecer, verifique se sua impressora wireless não está a uma distância muito grande do dispositivo para o qual está trabalhando.
Outro problema que pode causar a lentidão na impressão é a necessidade de atualização de software.
Uma dica para acelerar a impressão é imprimir no modo rascunho. A qualidade da impressão não será tão vibrante nesse modo quanto no modo normal, porém documentos casuais do dia a dia, não trarão essa necessidade e você ainda economiza tinta e toner.
-
MÁ QUALIDADE NA IMPRESSÃO
Se por outro lado você necessita de uma alta qualidade no seu documento, algumas vezes sua impressora poderá te desamparar.
Para uma melhor impressão use um papel de qualidade. Normalmente o papel fotográfico fornecido pelo fabricante da impressora terá melhor resultado do que o papel convencional.
Outra coisa importante a se atentar é verificar se as configurações da sua impressão estão de acordo com o papel que está sendo utilizado.
Se tentar, por exemplo, imprimir uma foto de alta resolução em papel brilhante, as configurações de rascunho e o uso do papel comum podem não ser suficientes.
-
DOCUMENTOS MANCHADOS OU APAGANDO
Se os documentos começarem a sair machados ou apagando em dégradé, é bem possível que o problema possa estar nos cartuchos da impressora.
É necessário verificar se os cartuchos não estão secando.
Se estiver tudo certo com os cartuchos, verifique se está utilizando o papel do lado certo. Alguns papéis como o fotográfico possuem o lado imprimível. Nunca utilize papel amassado ou enrugado.
Algumas impressoras quando esquentam param de imprimir com qualidade. Deixe a impressora descansar por alguns minutos e então volte à sua atividade. Isso poderá melhorar a qualidade da impressão.
-
ATOLAMENTO DE PAPEL FREQUENTE
Em primeiro lugar verifique se o papel está inserido corretamente ou se a bandeja de papel não está cheia demais.
Você pode tentar balançar um pouco a pilha de papel para reduzir o atrito entre as folhas e descola-las umas das outras, retirar a poeira, etc.
É muito importante nesses casos verificar se não há objetos soltos dentro da impressora que podem estar interferindo com o rolamento dos papéis.
Dominando essas dicas sobre como resolver as principais falhas na impressora, você ganhará tempo e evitará desperdícios, proporcionando um bom andamento das tarefas diárias dentro da empresa.