Características como sustentabilidade, tecnologia, automatização apontam para empresas do futuro. A sua empresa é assim? Entenda melhor como se preparar para ter um negócio a frente do seu tempo.

Não é difícil perceber que o mundo está mudando. Basta olhar para os bancos digitais, os aplicativos de transportes, as plataformas de entretenimento que fica claro uma coisa: a mudança chegou para ficar!

A forma como a sociedade está se comportando demonstra que as pessoas não têm mais paciência de ficar horas na fila do banco, ou de fazer uma queixa a um serviço e não ser ouvida.

As redes sociais se tornaram o SAC mais fácil e rápido do consumidor. Por essa razão, se elas não são atendidas e nem respondidas com precisão e eficiência é muito simples encontrar outro concorrente que esteja.

Por todos esses fatores, se você quer estar preparado para lidar com esse nível de exigência de cliente, seu negócio precisa ser qualificado como uma empresa do futuro.

O que são empresas do futuro?

Empresas do futuro são negócios atentos e engajados às mudanças do mercado e se antecipam quanto as transformações que a sociedade e o mundo dos negócios estão sofrendo.

Em suma, são empresas à frente do seu tempo, conectadas ao consumidor e ao colaborador. Ela reflete muito mais que um sistema engessado, mas uma ideia que possui valores e ações refletidas não só em seus interesses particulares, mas no todo.

Mas como essas empresas do futuro se comportam? O que elas fazem? O que é preciso fazer para se tornar uma empresa do futuro?

Veja abaixo algumas características que demonstram os pontos altos de uma empresa do futuro.

Sustentável

Não precisa analisar muito para perceber que a geração atual está muito mais envolvida em causas ambientais que as gerações passadas.

Enquanto os indivíduos dos séculos anteriores estavam muito mais preocupados com questões ligados a sobrevivência, a geração atual, devido ao enriquecimento como um todo da sociedade, está muito mais focada em princípios e valores ligados às causas justas.

Neste sentido, vale compreender que não tem como ser uma empresa do futuro e não ser consciente! É necessário pensar a sustentabilidade do negócio.

Uma empresa do futuro pensa consciente. Portanto, o valor precisar estar além de uma placa afixada no edifício, mas nas ações práticas e diárias realizadas dentro e fora da empresa.

Um fato importante é que tentar ser sustentável apenas para usar essa bandeira no marketing ou nas aparências da empresa muito possivelmente não renderá frutos.

Haja vista, que o consumidor moderno está conectado a uma rede de informações que a partir de uma simples postagem na internet pode revelar as mazelas da empresa.

Automatizada

A velha imagem de uma pilha de papéis, ou de longas planilhas para execução de tarefas seja internamente ou externamente está ficando cada vez mais no passado.

As empresas do futuro são ágeis e automatizadas. Isso quer dizer que o processo se desenvolve automaticamente; reduzindo erros humanos e tornando tudo mais prático.

Por essa, razão têm crescido vários tipos de serviços que tornam as empresas mais modernas e automatizadas.

A exemplo estão os softwares, aplicativos, e serviços como outsourcing que permite que tudo se torne mais automatizado.

O outsourcing de impressão é um desses negócios como outras atividades na mesma linha que proporcionam às empresas alta qualidade em serviços secundários, otimizando o tempo e reduzindo custos.

Tecnológica

A tecnologia é um dos pontos altos das empresas do futuro. Dizemos empresas do futuro, mas isso pode ser percebido diariamente em boa parte dos serviços que usufruímos.

Quem nunca conversou por um tempo com uma atendente virtual sem perceber que se tratava na verdade de uma máquina?

Um simples exemplo como esse demonstra que a tecnologia está presente nas ações corriqueiras do cidadão comum e precisa mais do que nunca fazer parte das operações das empresas.

Negócios como o I-food evidenciam claramente essa nova tendência. Ainda que a empresa seja voltada para algo simples como entrega de alimentos, o grande diferencial do empreendimento é a tecnologia envolvida nos aplicativos.

Nesse sentido, observamos que não importa a área, a tecnologia faz e fará parte de qualquer empresa que ambicione estar no futuro da sociedade.

Inovadoras

Um fato importante a ser pensado, é que, segundo a S&P 500, durante a década de 60, as empresas mais valiosas do mundo permaneciam nessa lista por cerca de 60 anos. Atualmente essa média gira em torno de duas décadas, apenas.

O que isso quer dizer? Que o ciclo está ficando cada vez menor, uma vez que as mudanças são mais rápidas e mais bruscas. Por essa razão, inovar é a palavra de ordem.

Se você espera que seu negócio seja uma empresa do futuro invista em inovação. Esteja atento às mudanças que mais se adéquam ao seu empreendimento e teste o máximo possível.

Um exemplo de inovação que tem crescido muito é a ideia da locação. Enquanto gerações passadas valorizavam a ideia do “ter” e do acumulo de bens, a sociedade atual preconiza as experiências e o “ser”.

Nessa linha o comportamento dos consumidores tem mudado drasticamente voltando-se para a ideia do uso temporário ou pela experiência gerada. Por essa razão, serviços de locação tem sido uma forte tendência como pode ser observada claramente em empresas como Uber, Airbnb, e entre tantas outras.

No caso das relações B2B, a ideia da locação tem crescido em serviços como locação de computadores, equipamentos de impressão, telefones, salas de reuniões e tantos outros serviços.

Os empresários têm percebido que é muito mais barato, rápido e prático alugar a comprar seus próprios equipamentos.

Deixe seu Comentário