O outsourcing tem por objetivo melhorar estrategicamente a empresa, resultando em aumento de lucros e aperfeiçoamento dos processos. Essa é uma explicação mais genérica do conceito, mais à frente trataremos dos objetivos específicos desse serviço que tem crescido muito no mundo dos negócios.

Entendido o objetivo, fica a dúvida, o que de fato significa outsourcing?

Significado do conceito outsourcing

O termo é uma expressão em inglês em que “out” se refere a “fora” e source” a “fonte”. Portanto, podemos traduzir literalmente como “uma fonte de fora”. O que de fato não está errado, já que a atividade está diretamente ligada a um serviço que vem de fora da empresa.

Entretanto, no Brasil outsourcing é traduzido popularmente como terceirização. Essa associação do termo não está completamente correta porque outsourcing não é terceirização.

Ainda que ambos termos se refiram a contratações de serviços externos, os objetivos são diferentes. A terceirização consiste em atividades mais básicas da empresa, enquanto o outsourcing envolve tarefas mais estratégicas.

Sabendo disso, vamos aos objetivos mais específicos do outsourcing

Objetivos do outsourcing

Otimização dos processos

A burocracia é um dos grandes vilões do avanço das empresas. Não apenas a burocracia, como também o desgaste com tarefas pouco relevantes para o cerne do negócio.

Podemos citar como exemplo manutenção de computadores e impressoras, gestão interna de marketing, contratação de funcionários.

Entenda! Não estamos dizendo que essas ações não são importantes, mas que elas não são o cargo chefe da empresa, aquilo que trará lucros, que é a essência da empresa.

O outsourcing vem justamente para resolver essas questões de forma profissional e com expertise de especialistas na área. O objetivo é otimizar a empresa permitindo que o time principal foque esforços na parte central do empreendimento, melhorando os lucros e aumentando a rentabilidade.

Melhorar a competitividade

Uma empresa deixa de ser competitiva por diversos fatores, um deles é a falta de processos. Ela acaba fazendo tudo e nada ao mesmo tempo. Acaba perdendo tempo em tarefas secundárias ou não possui todas as tecnologias e novidades que agregam valor justamente por não conseguir se atualizar em todas as frentes necessárias.

O outsourcing trata essa questão de forma simples, uma vez que ela é formada por profissionais especialistas em determinados seguimentos que modernizam e tornam a empresa mais competitiva.

Por exemplo, é difícil dispor de profissionais de alta performance em todos os seguimentos que a empresa precisa, por isso a contratação de trabalhadores de fora fica muito mais acessível, uma vez que esse profissional ou empresa não estará 100% do tempo vinculado a sua disposição, melhorando, portanto, o custo do serviço.

Proporcionar flexibilidade

O outsourcing é contratado geralmente no modelo de prestação de serviço, ou seja, é pago o serviço ou hora entregue.

Todos os detalhes ligados às atividades são estipulados e bem detalhados no contrato. Portanto, é possível ajustar e remodelar de acordo com a demanda da sua empresa.

A empresa pagará apenas por aquilo que ela receberá, evitando horas desnecessárias ou despesas com funcionário parado na empresa. Sendo assim, você contrata apenas o que deseja e por quanto tempo é vantajoso.

Reduzir custos empregatícios

Uma grande dificuldade vivida pelos empresários é a dificuldade de contratação e demissão de colaboradores.

Além de todas as questões burocráticas que fazem o processo ser moroso e cansativo, ainda há os custos empregatícios ligados a férias, refeição, transporte, planos de saúde que tornam a atividade inviável ou bem dispendiosa para a empresa.

O outsourcing é prático, rápido e pode ser cancelado com simplicidade, sem todos os custos ligados ao modelo antigo de prestação de serviço. As empresas ganham em agilidade, flexibilidade e economia de recursos.

Proporcionar serviço de alto valor agregado

O ponto alto do outsourcing é o know how da empresa contratada. Geralmente a empresa contratada é focada unicamente em um determinado serviço ou atividade do setor, o que favorece o aperfeiçoamento e melhoramento da qualidade do serviço entregue.

Tipos de outsourcing

O outsourcing é mais visto em áreas como TI, cópias, marketing, RH, entre outras. Vejamos um exemplo a seguir para entender como essa atividade se dá no mercado.

O serviço de outsourcing de impressão, por exemplo, atua realizando praticamente todas as atividades voltadas para a cópia. Inclui tanto a locação das impressoras, quanto sua manutenção e gestão de impressões.

A empresa contratada se encarrega de cuidar de cada um dos detalhes da atividade que envolve impressão incluindo relatório mensais de quanto foi gasto e com o que foi gasto.

Neste segmento, a empresa contratante não se ocupará de nenhuma tarefa ligada ao setor, portanto é como se uma parte da empresa fosse toda simplificada e suprida por uma equipe de fora, evitando preocupações com falta de tinta, manutenção das máquinas, controle de impressões, etc.

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