Aumentar a produtividade não infere aumentar a quantidade de produtos, mas tornar seu negócio mais produtivo com a mesma quantidade de recursos. Quer descobrir como isso é possível? Leia nosso artigo até o fim.

 

A computação e a internet levaram a produtividade das empresas a padrões nunca antes observados na história. Não é à toa que a busca pela produtividade ultrapassou a procura pelo aumento da produção.

Grande parte dos empreendedores já entenderam que não basta fazer mais, é necessário fazer mais, melhor e mais barato.

Neste artigo, daremos algumas dicas de como tornar seu negócio mais produtivo. Introduziremos alguns conceitos que estão em alta e que tem tudo para dominar o cenário da gestão nos próximos anos.

Entenda que produção é diferente de produtividade

Começamos pelas definições. Para muita gente, um negócio produtivo é aquele que produz muitos produtos, serviços, etc. Mas na verdade, a produtividade está ligada além da produção, à uma série de outros fatores.

Aumentar a produtividade significa se produzir mais resultados a partir de menos insumos.

Na prática, se uma empresa dobra sua produção, mas também dobra seus custos, sua produtividade se manteve estática. O ideal é que o aumento da produção seja proporcionalmente maior que o aumento dos custos.

Para observar um real aumento na produtividade, os resultados devem crescer enquanto os custos crescem menos, ficam estáticos ou decrescem.

Definir este conceito é fundamental para que não se eleve desnecessariamente o risco dos negócios. Se um empresário precisou dobrar o capital para dobrar as vendas, então seu risco aumentou em relação à primeira situação.

Invista em novas tecnologias antes que seus concorrentes o façam!

Quando se fala em aumento de produtividade, quase sempre há que se falar também de investimento em novas tecnologias.

Novos materiais, técnicas, máquinas, etc. podem transformar o processo produtivo de maneira muito significativa.

Algo importante a ser ressaltado é o fato de que o investimento em tecnologias não necessariamente significa o desembolso de grandes volumes financeiros.

Há casos em que um simples software transforma por completo a estrutura produtiva e eleva de maneira revolucionária a produtividade da empresa.

Torne o processo de gestão mais produtivo

Outra dica importante é a busca pela elevação da produtividade do processo de gestão e não apenas da produção da empresa. Quando falamos de processo de gestão, estamos nos referindo principalmente ao formato organizacional da empresa, além é claro, das ferramentas de gestão que podem ser implementadas.

O formato mais tradicional de organização da gestão é hierárquico e vertical. Porém, a inovação nos procedimentos de administração tem feito com que várias empresas modifiquem este formato para a horizontalização e departamentalização, de forma a dar mais independência para as equipes quanto ao processo decisório.

Isso só tem sido possível porque o compartilhamento de informação possibilita que a tomada de decisão não necessite ser sempre realizada nas camadas mais altas da hierarquia da empresa.

Utilize outsourcing para elevar a produtividade dos processos

Outra forma de tornar seu negócio mais produtivo é através de novas formas de utilização de ativos. A que mais tem se destacado nos últimos anos, sem dúvidas é o outsourcing.

Esta modalidade de utilização de ativos visa extrair o máximo de valor que um equipamento pode ofertar, fazendo com que a empresa produza mais, investindo menos recursos.

Outsourcing é a terceirização completa do fornecimento e gestão de um equipamento. Diferentemente da locação, na qual a empresa se responsabiliza pela gestão e aquisição dos insumos para o equipamento, o outsourcing é uma modalidade em que o fornecedor se responsabiliza tanto pelo fornecimento quanto pela manutenção, alimentação, gestão, etc.

A Copygreen é referência nacional no outsourcing de impressão, tendo equipamentos modernos e suprimentos de alta capacidade, fazendo com que o equipamento sempre esteja pronto para utilização sob qualquer demanda.

Toda empresa produtiva gera novos negócios a partir dos atuais

Para tornar sua empresa mais produtiva, procure gerar novos negócios a partir de operações já existentes na organização.

Abrir novas frentes de negociação com clientes já ativos é uma ótima oportunidade de gerar mais receita sem elevar proporcionalmente os custos.

Estima-se que as despesas com a geração de negócios com clientes já existentes sejam cerca de 1/3 daquelas usadas para se conquistar novos clientes.

A abertura de novos clientes exige investimento em marketing, vendas, demonstrações, visitas, etc. Os clientes atuais, já possuem relacionamentos ativos, os quais podem ser usados para a criação de novas receitas e até mesmo de novos negócios que poderão ser explorados com outros clientes.

Torne seu negócio mais produtivo através de ferramentas de economia compartilhadas

Assim como o outsourcing, outras tendências de economia compartilhada estão em alta e deverão ser expandidas ao longo dos próximos anos.

A economia compartilhada é a prática de uso intensivo de ativos, a qual só é possível através da difusão de informação, geralmente via internet.

Além do outsourcing, outros exemplos de economia compartilhada são aplicativos como Uber, Airbnb, etc. Estes aplicativos permitem que várias pessoas e/ou empresas utilizem um ativo apenas quando estão realmente precisando do mesmo, sem necessitar possuir os bens, praticando apenas o usufruto.

No futuro, as pessoas e empresas vão possuir cada vez menos ativos, mas ao mesmo tempo, terão muito mais acesso coisas que hoje são impensáveis.

O futuro é colaborativo e compartilhado, ele permitirá que as empresas gastem menos com aquisição de bens imobilizados e mais com a elevação da produtividade em sua atividade principal.

Deixe seu Comentário