Resumo: o outsourcing pode ser encontrado no TI, no setor de impressões, marketing, na locação de maquinários, entre outras áreas agregando expertise e reduzindo custos de operação

O outsourcing deixou de ser uma novidade, para ser uma tendência no mercado. A pandemia intensificou ainda mais a necessidade de tercerização pelas empresas. O que define, justamente a principal finalidade do outsourcing.

Para se ter uma ideia, houve uma aumento de 22% na procura pelo serviço em 2018, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão é que haja um aumento de 15% neste ano, de acordo com um levantamento feito pela  Transparency Market Research.

Portanto, outsourcing será realidade de muitas empresas. Para você entender o que é quais são os tipos de outsourcing, abordaremos o tema logo a seguir.

O que é outsourcing?

Como informamos no início do texto, o outsourcing é basicamente terceirização de um setor da empresa, mas distingue-se  da terceirização por se tratar de áreas mais complexas do negócio.

Enquanto a terceirização concentra-se em setores mais de base, como limpeza, alimentação e segurança, o outsourcing foca em áreas  estratégicas como RH, TI, cópias, marketing, etc.

Abaixo citaremos os tipos mais comuns do mercado.

Outsourcing no TI

O outsourcing no setor de TI é um dos mais procurados atualmente. Ele é segmentado em três modalidades. Offshore, Nearshore e Onshore. Essas três áreas variam na contratação de equipe, dentro, próximo e fora do país da contratante.

A ideia é profissionais de alto nível, como também estrutura e suporte de alta qualidade.

Outsourcing de Impressão

O outsourcing de impressão é bastante utilizado no exterior e tem crescido cada vez mais no Brasil. O principal objetivo é dispor de uma equipe expert no assunto que fará todas as ações ligadas ao setor de cópias, desde o manutenção até a locação das impressoras.

O outsourcing de impressão agrega tanto o maquinário quanto os suprimentos dos equipamentos.

 Serviços de forma geral

O outsourcing tem crescido também em serviços ligados à marketing, RH, locação de equipamentos como computadores e máquinas de infraestrutura.

Vantagens do outsourcing para seu negócio

O crescimento do outsourcing não é sem motivo. Uma das principais razões é a redução de gastos, com a eficiência da atividade é comum que os custos sejam reduzidos, além da melhora da produtividade, ou seja; fazendo mais por menos.

Para entender melhor sobre a atividade, você pode conversar com um dos consultores da Copygreen e entender como o outsourcing se aplicaria na sua empresa.

Deixe seu Comentário